Estado autoriza licitação para construção de 107 novas creches e município já tem projeto homologado.

Imagem ilustrativa da futura creche do Programa Infância Feliz.
A Prefeitura de Dois Vizinhos tem motivos para comemorar: o município está incluído entre os 97 municípios paranaenses que já tiveram as licitações autorizadas para a construção de 107 creches, no âmbito do Programa Infância Feliz, do Governo do Estado.
Esse conjunto inicial corresponde a parte das 303 creches previstas em todo o estado para expandir o atendimento à primeira infância, com foco em crianças de 0 a 3 anos.
Situação de Dois Vizinhos
Segundo a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), o projeto de Dois Vizinhos já está homologado, e recebeu as primeiras parcelas dos recursos estaduais, o que coloca o município como apto a iniciar a construção nos próximos meses.
As creches que compõem esta fase do Programa Infância Feliz receberão, em média, cerca de R$ 1,9 milhão cada, conforme estimativa do governo estadual.
O que é o Programa Infância Feliz
Lançado pelo Estado, o Infância Feliz visa fortalecer a oferta de vagas em creches públicas e adequar espaços para um atendimento mais humano, seguro e estruturado. O investimento total previsto para esse programa é de R$ 391,4 milhões, com expectativa de atender entre 10.200 e 13.800 crianças.
O governo estadual considera este o maior programa de construção de creches do Paraná e afirma que mais de um terço (107 das 303 previstas) já está em processo ativo de licitação nas prefeituras.
Próximos passos e expectativas municipais
Com o projeto homologado e os recursos iniciais liberados, a Prefeitura de Dois Vizinhos poderá avançar para contratação de empresas, execução das obras e finalmente entrega do equipamento à comunidade.
Para o prefeito Carlinhos Turatto, “essa conquista representa mais um passo para fortalecer a nossa rede pública de educação infantil e amplia o acesso para as famílias, promovendo o cuidado essencial nos primeiros anos de vida”.
A Prefeitura reforça que continuará acompanhando de perto cada etapa do processo e cobrando rapidez para que essa creche se torne realidade em benefício das crianças duovizinhenses já a partir de 2026.