PRIMEIRO HOSPITAL DE CAMPANHA DO SUDOESTE DO PARANÁ ESTÁ EM DOIS VIZINHOS
segunda, 07 de junho de 2021

Na manhã de segunda-feira, 07 de junho, na estrutura do CIEM (Centro Integrado de Especialidades Médicas), no bairro Sagrada Família, foi realizada a cerimônia de instalação e funcionamento do 1ª. Hospital de Campanha do Sudoeste do Paraná.

Estiveram presentes no ato: o Vice Prefeito Nery Maria, na ocasião representando o Deputado Federal Nelsi Maria, Vermelho, o Ex Prefeito de Salto do Lontra, Maurício Bau, representando o Deputado Estadual Paulo Litro, a Chefe da 8ª. Regional de Saúde, Nádia Zanella, o Presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Alberton, a Secretária de Saúde, Claudete Meurer, demais Secretários Municipais, Vereadores, autoridades eclesiásticas, profissionais da  imprensa  e outros.

Para o Vice Prefeito Nery Maria, nosso Município vive um momento especial, conduzido com força e sabedoria pelo Prefeito Carlinhos. Destacou a importância desse hospital para Dois Vizinhos no combate à Covid-19, e que o Deputado Vermelho está sempre lutando e buscando recursos para a saúde e para outras ações desta Administração Municipal.

Mauricio Baú falou da coragem e determinação  da Administração  Carlinhos e Nery em realizar ações como esta na luta contra a Covid-19. Finalizou, dizendo que as portas do gabinete do Deputado Paulo Litro estão sempre abertas para as justas reivindicações, daqui  e da Região.

Nádia Zanella enfatizou a importância desse hospital de campanha, não apenas para Dois Vizinhos, mas, para toda uma região de saúde, pois são 20 leitos disponibilizados à Central Estadual de Regulação de Leitos, para o combate à Covid-19. Some-se a isto mais 4 leitos de UTI no Pró Vida.

O Médico Pediatra Dr. Júlio César Pereira Dias, Coordenador Municipal do Hospital de Campanha, emocionado, falou  de que precisará do apoio de todos para bem desempenhar a sua missão. Disse mais: “o covid mostra que não adianta ter dinheiro. Precisa ter equipe e treinamento, pois temos que agir dentro do tempo que vai  do 7º ao 10º dia da contaminação. Chamamos isto de ´janela de ouro` na atenção e tratamento do paciente. Não adianta vir no 7º. dia, ser atendido, sumir e voltar no 12º dia, quando os pulmões já se encontram com 90% (noventa por cento)  de comprometimento”.

Carlinhos Turatto, disse da sua emoção ao ver tão importante realização em prol da saúde da população local e regional, no combate a esse vírus que tanta tristeza tem trazido às famílias. Agradeceu ao apoio dos Vereadores, do Deputado Federal Vermelho, do Deputado Estadual Paulo Litro, de outros Parlamentares, empresas, enfim de todos que  buscam ou doam recursos para a saúde e para que sejamos exemplo de combate a esse grande mal chamado de Covid-19.

Por fim, Carlinhos falou que apresentará Projeto de Lei à Câmara para que o estabelecimento receba a denominação de “Hospital de Campanha Dr. Janino de Mattos Hablich de Dois Vizinhos”, numa justa e oportuna homenagem a esse grande Médico, que atuou por 40 anos como  Oftalmologista neste Município, e que, infelizmente,  foi o primeiro profissional de Saúde daqui que morreu de Covid-19.

A cerimônia foi encerrada com as orações ecumênicas e benção das instalações pelas autoridades eclesiásticas presentes:  Padre Tiago Berra, Pastor Luiz Cecílo e Pastor Láercio Gilberto de Lucca.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura