Secretaria Municipal de Planejamento e Ações Estratégicas informa sobre obras e investimentos
terça, 11 de janeiro de 2022

O ano de 2022 será de muitas realizações

Na manhã de terça-feira, 11 de janeiro, o Secretário Municipal de Planejamento e Ações Estratégicas Nilton de Almeida, Tega, fez um relato sobre as obras realizadas em 2021, na cidade e interior, algumas ainda em execução, e as planejadas para 2022.

A Pasta comandada pelo Tega é responsável  pelo planejamento das atividades do Governo Municipal,  encaminhamento de projetos e  busca dos recursos necessários para custear essas benfeitorias.

Nilton fez um apanhado geral, como segue.

1. Várias obras de calçamento realizadas e em execução no interior do Município, nas estradas e serras, em várias localidades, com recursos próprios do Município, com verbas estaduais conseguidas pelo Deputado Paulo Litro, e com o duodécimo da Câmara de Vereadores.

1. Em 2022, haverá o término do asfalto de São Francisco do Bandeira e asfaltamento do primeiro trecho da estrada que vai a São Pedro dos Poloneses, com recursos viabilizados pelo Deputado Federal Nelci Maria, Vermelho. Com recursos próprios do Município, serão asfaltadas algumas  ruas dos bairros São Francisco de Assis, Meredick e região da Gruta.

1. A previsão de gastos com asfalto em 2022 é de aproximadamente 20 milhões de reais, decorrentes de recursos próprios do Município, financiamentos junto ao Paraná Cidade e aportes viabilizados pelo Deputado Estadual Paulo Litro,
    Deputado Federal Vermelho e por outros parlamentares.

1. Ampliações e melhorias foram realizadas em escolas e creches, ações estas que terão continuidade em 2022 com recursos federais liberados no final do ano  passado e também com recursos próprios do Município.

1.  Na área da Saúde foram várias as ações e melhorias, a exemplo da compra de  equipamentos para o Hospital Pró-Vida, incluindo a instalação de UTI; e o Município  está buscando a viabilização de recursos estaduais e federais para construção do prédio da UTI naquele estabelecimento.

1. Recursos também serão buscados, a nível estadual e federal, para viabilizar patrulhas agrícolas aos produtores rurais, o que dará ainda mais destaque ao nosso Município na produção agrícola e agronegócio. Verbas também serão buscadas para a perfuração de vários poços artesianos.

1. A Secretaria também cobrou e continua notificando sobre a construção dos passeios ou calçadas na frente das casas, que é obrigação dos proprietários. Tais obras continuarão sendo cobradas em 2022, inclusive porque há um TAC (Termo de Ajuste de Conduta do Município) com o Ministério Público do Estado a respeito dessas obras, especialmente no quesito acessibilidade. Caso não o façam, será cumprida a Lei Municipal respectiva, ou seja, o Município fará a calçada, mas cobrará do proprietário.

O Tega ainda disse que várias outras obras e melhorias serão realizadas em 2022, em todas as áreas de competência de Secretarias Municipais, havendo a previsão de investimentos em torno de 87 milhões de reais nessas políticas públicas em nosso Município neste ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing