AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE DOIS VZINHOS RECEBERÃO TABLETS
quarta, 09 de março de 2022

Nova tecnologia irá otimizar o tempo de trabalho e integração direta com o Sistema de Saúde.

Pensando na maior agilidade e qualidade na atuação dos profissionais, ampliando suas ações e agilizando o processo de trabalho, dos agentes que atuam no município, a Administração Municipal estará disponibilizando para cada Agente Comunitário de Saúde, um Tablet.

O processo para aquisição desses equipamentos já se encontra em licitação, onde serão adquiridas 51 unidades. Um investimento de aproximadamente 62 mil reais, o qual irá otimizar o tempo de trabalho e integração direta com o Sistema de Saúde - SUS.

Esses equipamentos serão utilizados na criação e manutenção dos cadastros de usuários e famílias que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando o rápido envio das informações ao Ministério da Saúde. Em Dois Vizinhos 68% dos munícipes estão cadastrados e são atendidos pelas equipes de Atenção Primária à Saúde. Em breve, novos agentes serão contratados. Com o auxílio dos equipamentos e também com a abertura, até final deste ano, de mais 3 Postos de Saúde, totalizando 15, este percentual chegará aos 100%.

Este projeto desenvolvido pelo Governo do Estado dá um passo rumo à modernidade, onde, conforme dados do site oficial da Secretaria do Estado da Saúde, vai atender os 399 municípios do Paraná.

“A partir do repasse desses equipamentos, nosso município estará se modernizando e nossos profissionais poderão agilizar ainda mais os dados de todos os cidadãos que fazem uso do SUS. Os agentes que vão até a casa das pessoas, irão preencher as informações em modo offline, e quando chegarem na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Postos de Saúde, automaticamente as informações irão para o Ministério da Saúde. Não podemos deixar de atualizar e agilizar ainda mais os processos principalmente na área que constantemente todos os cidadãos necessitam”, destacou o Prefeito de Dois Vizinhos Luiz Carlos Turatto.

Esse tipo de ação e modernidade auxiliará no registro e controle das ações desenvolvidas em cada território e o fortalecimento dos programas municipais através da coleta de informações sobre pacientes, a estratificação de risco do mesmo, classificando em baixo risco, moderado risco, alto risco e muito alto risco, pacientes que possuem doenças virais e os que também fazem uso de remédios controlados e contínuos, pacientes que possuem necessidade visita médica, acamados, enfim.

Os novos tablets viabilizarão o uso do aplicativo e-SUS Território, que integra a estratégia e-SUS APS e complementa o processo de trabalho dos agentes comunitários na integração das ações de Atenção e Vigilância em Saúde, auxiliando na qualificação das informações de saúde da população.

A vantagem da plataforma é a redução no armazenamento de fichas de papel dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS); aumento na velocidade de compartilhamento de informação com o restante da equipe e a redução no tempo de cadastramento, manutenção e atualização dos cadastros da população de cada território.

Além disso, no momento da visita domiciliar, será possível obter a localização geográfica de cada agente, via GPS, facilitando o mapeamento dos pontos de cobertura das equipes e, de volta à unidade de saúde com acesso à internet, as informações são automaticamente atualizadas no software e enviadas ao e-SUS do Ministério da Saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa e site do Governo do Estado.