TRECHO DE 7.2 KM PASSA POR ENSAIOS E TESTES COM EQUIPAMENTO CHAMADO VIGA BENKELMAN
quarta, 15 de junho de 2022

Com o objetivo de entregar um pavimento recuperado e em perfeitas condições para os duovizinhenses, entre o trecho da PR 453 próximo ao Parque de Exposições de Dois Vizinhos, até a Comunidade de São Braz, uma extensão de aproximadamente 7.2 km, a Administração Municipal firmou um convênio junto a profissionais técnicos do Paraná Cidade e da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná, órgão este de extensão e de apoio da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

A primeira reunião de alinhamento aconteceu no início do mês de junho, onde o prefeito juntamente com secretários e os engenheiros da prefeitura receberam no gabinete, os técnicos e engenheiros da UFPR e do Paraná Cidade.

No mesmo dia, mesmo com chuva, as equipes saíram a campo para uma primeira análise visual do trecho em questão, tendo já neste momento uma inicial compreensão da dimensão do problema que pode estar ocorrendo. Os técnicos aproveitaram e realizaram já anotações e a coleta de imagens.

Na semana passada foi realizado, em toda a extensão, a segunda etapa do processo a realização de alguns ensaios e testes com o equipamento chamado Viga Benkelman. Um equipamento que realiza medições das deflexões do pavimento, ou seja, o quanto o pavimento se deforma quando sofre pressão de qualquer carga pesada.

Seu funcionamento é bem simples de entender. A extremidade que entra em contato com o pavimento, é equipada com uma espécie de vibrador, utilizado para vencer o atrito entre as peças móveis. Além da Viga, um caminhão com cerca de 8,2 tf serve como a carga que será medida.

Nesta semana as equipes estão realizando sondagem extrações de placas de revestimento, ou seja, a coleta do material e ensaios de laboratório. Ensaios estes que irão permitir entender como o pavimento está se comportando, comparando o projetado com o que foi executado, para então apresentar uma solução final para este problema.