MUNICÍPIO PASSA A INGRESSAR AO CONSÓRCIO PÚBLICO PROCAXIAS
quarta, 18 de janeiro de 2023

Dois Vizinhos é um dos 10 municípios da região da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, que fazem parte hoje do Procaxias.

Aconteceu na manhã de ontem, terça-feira 17 de janeiro, na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, uma importante reunião com diversas autoridades, sendo elas: Deputado Federal Paulo Litro, Deputados Estaduais Ademar Traiano e Alexandre Curi, dos prefeitos de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto, Capitão Leônidas Marques, Maxwell Scapini, Cruzeiro do Iguaçu, Leonir Guelhen, e Salto do Lontra Fernando Cadore, além da presença de alguns vereadores do ex-Deputado Estadual Luiz Fernandes Litro e do Diretor Técnico da Foz do Chopim Energética, engenheiro Sérgio Luiz Cequinel Filho.

O objetivo desse encontro é a reabertura do aeroporto localizado no Município de Cruzeiro do Iguaçu, inaugurado em 2000 para apoiar a construção da Usina de Foz do Chopim, e está há vários anos inativo. O aeroporto ocupa sete alqueires e conta com uma pista de 1.500 metros de comprimento e 22 de largura, com áreas para manobra, estacionamento de aviões e carga e descarga.

Em dezembro de 2019, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a doação do espaço, pelo Governo do Estado, para os municípios integrados ao Procaxias, onde Dois Vizinhos, até então, ainda não fazia parte, os quais trabalham na aceleração dos trâmites para fazer uma Parceria Público-Privada (PPP) e reativar o aeródromo, local este que pode ser uma alternativa para voos privados e, futuramente, ser incluído no Voe Paraná, uma importante alavanca para o desenvolvimento dos municípios.

Ainda em maio de 2022, representantes do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estiveram reunidos, a fim de analisar a viabilidade da reativação do aeródromo. A ideia é que o consórcio seja o gestor do projeto. Para isso, deverá inserir o aeroporto entre os itens contemplados no consórcio, e aumentar os municípios participantes.

Conforme a analise feita, o local possui ótimos aspectos técnicos de pousos e decolagens.

Dois Vizinhos, como já mencionado anteriormente, não fazia parte do Consórcio Procaxias, o qual na última semana fez sua adesão.

Para o prefeito Carlinhos Turatto, sua reabertura favorecerá os mais de 350 mil habitantes presentes em todos ao municípios pertencentes ao Procaxias, favorecendo no desenvolvimento dos pequenos municípios da região sudoeste, tanto no avanço econômico, na geração de empregos e serviços, no avanço do turismo e ainda salvando vidas por meio de deslocamentos de forma mais ágil.

“Vamos unir forças para que este grande empreendimento seja reativado e que ofereça condições para atender nossos empresários, nosso povo, pois nos encontramos em constante expansão, sendo hoje referência em inúmeros setores principalmente no agronegócio, na tecnologia, na metal mecânica, na sustentabilidade, na saúde, educação e inúmeros outros. Além disso, conforme divulgação do último Censo, ficamos entre os 3 municípios com mais população no Sudoeste do Paraná. E é através de muitas mãos, que conseguiremos atingir nossos objetivos”, destacou Carlinhos.

Agora para dar início a segunda etapa, gestão, projeto de reforma e autorização pela ANAC, os integrantes estão apenas aguardando a adesão ao consórcio do Município de Salto do Lontra, ou seja, ao sim da Câmara de Vereadores deste Município em questão.

O AEROPORTO

O aeroporto havia sido utilizado nas obras da usina, uma hidrelétrica de pequeno porte construída pela Copel no Rio Chopim.

Na sua história, o aeroporto foi repassado da Copel para a Foz do Chopim Energética em 2000. No ano de 2002, foi desapropriado e repassado para a Prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu. Em 2011, o município decidiu devolver a área ao Estado, pois não possuía condição de manter o aeroporto e realizar os investimentos necessários para voltar a operar.

Em 2019 a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Paraná lançou o edital de concorrência pública nº 37/2019 para a venda de alguns imóveis públicos que estavam sem uso, entre elas estava o aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu.

A notícia pegou as autoridades da microrregião de surpresa, e desde então os prefeitos da região iniciaram a busca de uma forma para reativar o espaço e assim atender empresários e, no futuro, lutar pela possibilidade de instalação de uma linha aérea regular.

Hoje Dois Vizinhos já faz parte do Procaxias, somando agora 10 municípios os quais sofreram o alagamento devido à construção da Usina de Salto Caxias. São eles: Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu, São Jorge do Oeste, Quedas do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Bela Vista da Aparecida e Capitão Leônidas Marques. Ficando apenas o município do Verê o qual ainda não aderiu ao Consórcio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social