A GASTRONOMIA DE DOIS VIZINHOS: COMO PREPARAR O PRATO TÍPICO FRANGO A DOIS VIZINHOS
terça, 14 de novembro de 2023

Ainda em 2021, após concurso público que promoveu a arte culinária na cidade, uma lei que reconhece e incentiva o delicioso prato criado por Priscila Martins, foi aprovada.

Frango a Dois Vizinhos, prato típico da cidade.

Lei Institucionaliza o "Frango a Dois Vizinhos"

Em um marco para a cultura e a culinária de Dois Vizinhos, a Lei n.º 2533/2021, que oficializou o "Frango a Dois Vizinhos" como o prato típico da cidade reconheceu não apenas a riqueza gastronômica local, mas também visou promover o turismo e incentivar os estabelecimentos a prepararem e oferecerem essa iguaria única.

Incentivo ao preparo

Desde então, os restaurantes que desejam servir o "Frango a Dois Vizinhos" dentro dos padrões estabelecidos pela lei podem solicitar uma avaliação do Conselho Municipal de Turismo de Dois Vizinhos (COMTUR). Se aprovados, esses estabelecimentos recebem um selo de reconhecimento, destacando a qualidade e autenticidade do prato.

Infelizmente, por razões ainda desconhecidas, a introdução do "Frango a Dois Vizinhos" nos cardápios locais enfrenta alguns obstáculos. Pode-se especular que a complexidade e o requinte envolvidos na preparação deste prato típico possam ter contribuído para que a maioria dos restaurantes que inicialmente demonstraram interesse deixassem de incorporá-lo em seus menus. A natureza sofisticada da receita, que exige técnicas específicas e a combinação de ingredientes regionais, pode ter se mostrado desafiadora para alguns estabelecimentos.

No entanto, é de se esperar que, com o tempo, a valorização do "Frango a Dois Vizinhos" como patrimônio culinário local possa inspirar uma retomada do interesse e uma maior disseminação deste prato autêntico entre os restaurantes da região, consolidando ainda mais a identidade gastronômica única de Dois Vizinhos.

Receita tradicional com toque especial

A autora da receita, Priscila da Silva Martins, em conjunto com Lucas Katayama Acorde e Rómanuel de Oliveira, elaborou uma Ficha Técnica detalhada para a preparação do "Frango a Dois Vizinhos". A receita leva ingredientes regionais e combina sabores que refletem a identidade local. Aqui está a Ficha Técnica e o modo de preparo:

Ficha Técnica do Frango a Dois Vizinhos

• 6 tomates cereja
  • 1 limão siciliano
  • 1/4 cebola roxa média
  • Óleo de soja para fritura
  • Azeite de Oliva a vontade
  • Alho a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Tempero verde
  • Ervas desidratadas (tempero)

Modo de Preparo:

1. Sobrecoxa do frango:
    • Desossar a sobrecoxa de frango.
    • Temperar ambos os lados com pimenta-do-reino, pasta de alho, sal, suco de limão, raspas da casca do limão e ervas desidratadas.
    • Deixar marinando.
  1. Purê de mandioca:
    • Cozinhar a mandioca na panela de pressão por 15 minutos.
    • Refogar a cebola roxa, adicionar leite e mandioca cozida, creme de leite e tempero verde.
    • Reservar.
  1. Cobertura de bacon e legumes:
    • Fritar o bacon.
    • Refogar tomate, palmito, milho, cenoura, ervilha e azeitona.
    • Misturar tudo.
  1. Empanamento da sobrecoxa:
    • Quebrar os ovos e mexer até ficar homogêneo.
    • Passar a sobrecoxa na farinha de trigo, ovos mexidos e farinha de rosca.
  1. Preparo da sobrecoxa:
    • Fritar a sobrecoxa empanada.
    • Cobrir com purê, bacon frito e queijo mussarela.
    • Levar ao forno até derreter o queijo.
  1. Montagem:
    • Fritar os anéis de cebola.
    • Colocar o frango no centro do prato.
    • Adicionar legumes, anéis de cebola, bacon e tempero verde.
    • Decorar com gotas de azeite de oliva e servir.

A receita é uma celebração da identidade culinária local, e sua disseminação entre os moradores fortalece a tradição e o orgulho gastronômico de Dois Vizinhos.

Descubra o sabor único de Dois Vizinhos: experimente e compartilhe o "Frango a Dois Vizinhos"!