ABRAM AS JANELAS, PARA O FUMACÊ!
sexta, 08 de abril de 2022

Produto borrifado é fundamental para garantir o extermínio dos focos do mosquito Aedes aegypti, mas não elimina as larvas.


Com o grande número de casos de pessoas contaminadas pelo vírus da Dengue, a Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos através da Vigilância Ambiental, estão realizando em alguns pontos da cidade a pulverização de inseticida contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

O chamado FUMACÊ, uma fumaça branca, espalhada por um motor barulhento, mas que é “tiro e queda”: mata na hora os mosquitos adultos que sobrevoam os espaços, mas não elimina as larvas. O inseticida de ultrabaixo volume (UBV), é uma das estratégias usadas pela Vigilância Ambiental na luta contra a dengue.

O município está com um grande volume de casos de pessoas com Dengue, e vários focos diariamente são encontrados. Na última atualização repassada no dia 08 de abril, há 396 casos notificados, descartados 92, em análise 112 e positivos 192. “Tanto o boletim quanto as notificações dos casos feitos pelos profissionais da assistência em saúde direcionam os locais onde vamos aplicar o fumacê”, destacou a diretora da Vigilância em Saúde Maria Luiza Winharski.

Conforme ela ainda, como o município não está em estado de epidemia o fumacê está sendo aplicado de forma local/bairro onde há casos confirmados de pessoas infectadas pelo mosquito.

Além do fumacê e das constantes visitas dos agentes nas casas as equipes também estão realizando em parceria com outras secretarias e departamentos como é o caso do Arrastão contra a Dengue que está acontecendo nas quartas e quintas pela manhã, com o apoio da Secretaria de viação e obras e também com as notificações dos veículos inservíveis abandonados nas vias públicas, onde a Secretaria de Planejamento através do Deptran estão juntos realizando essa ação, dando então o prazo de 5 dias, para os proprietários desses veículos na destinação correta dessas carcaças.

Vale ressaltar que para quem possui pneus e deseja direcionar os mesmos ao local correto, ainda é possível encaminhar estes no Parque de Exposições deixar dentro de uma das baias na parte de traz do Parque de forma organizada, pois a Vigilância fez uma parceria com uma empresa a qual irá recolher todos e transformarão estes em combustível alternativo para tocar os fornos das indústrias de cimenteiras.

 Maria Luiza explica que no caso de pontos estratégicos, como empresas de ferro velho as visitas são feitas periodicamente de 15 em 15 dias pelas equipes, em dois ciclos por mês, e os empresários, sabem qual é o procedimento que deve ser tomado nos veículos que acabam ficando expostos em sol e chuva. Da mesma forma em cemitérios, floriculturas e borracharias.

“O que vamos destacar aqui é que 80% dos focos estão dentro das residências, então é importante cuidar das nossas casas, dos lotes, pois há muitos locais em nossa cidade de desova de lixo, tanto em lotes baldios da cidade quanto do interior. Cada um é responsável pelo seu lixo. Estamos em uma fase hoje que até uma tampa de refrigerante tem larva, então temos que ter um cuidado muito grande quanto a isso”, destacou Mauricio falcão supervisor dos ACE (Agentes de Combate a Endemias).

“Se não eliminarmos os criadouros estaremos apenas “enxugando gelo”, e temos que eliminar o mal pela raiz. Sessando isso irá diminuir a circulação dos mosquitos e consequentemente diminui os casos. Por isso precisamos do apoio a população”, finalizou Mauricio.

Devido à chuva, o Arrastão permanece na próxima semana nos Bairros Meredick, Zenci, Vitória e São Francisco de Assis.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Visitas: 2505