ABRIL VERDE E AZUL, CONSCIENTIZAÇÃO EM DUPLA
segunda, 01 de abril de 2024

A CIPA da prefeitura de Dois Vizinhos e a Associação de Proteção dos Autistas de Dois Vizinhos (APADV) destacam campanhas

A chegada do mês de abril traz consigo o destaque para duas importantes campanhas de conscientização: o Abril Verde e o Abril Azul. A primeira difundida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da prefeitura municipal e a segunda pela Associação de Proteção dos Autistas de Dois Vizinhos (APADV).

O Abril Verde é um movimento que visa promover a saúde e a segurança no ambiente de trabalho. Surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Seu objetivo é conscientizar a população sobre a importância de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, garantindo ambientes laborais mais seguros e saudáveis.

Já o Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o propósito de conscientizar as pessoas sobre o autismo e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). A cor azul foi escolhida para representar a campanha, pois o autismo afeta significativamente mais meninos do que meninas, numa proporção de 4 para 1, uma realidade ainda não totalmente compreendida pela ciência.

Tanto o Abril Verde quanto o Abril Azul representam ocasiões propícias não apenas para reflexão, mas também para a efetivação de medidas concretas. O objetivo principal é promover a construção de ambientes mais seguros, saudáveis e inclusivos, visando o bem-estar coletivo e a qualidade de vida de todos os envolvidos.