ADMINISTRAÇÃO MUNICIAL ASSINA TERMO DE PARCERIA COM A SANEPAR PARA AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTO
sexta, 18 de março de 2022

O Prefeito Carlinhos Turatto juntamente com o Secretário de Planejamento Nilton de Almeida e representando a Câmara de Vereadores Chico Peretto, receberam no gabinete, na manhã de quinta-feira, 17 e março, a Diretora Geral da Sanepar, Rita Ivone Camana, engenheiros da empresa e o Diretor local, Cledemir Mezzomo, a fim de tratar sobre as ações e os investimentos que a Sanepar fará nos próximos meses em relação a rede de esgoto em Dois Vizinhos.

O objetivo do encontro foi tratar sobre as reinvindicações vindas dos moradores dos Bairros Margarida Galvan, Loteamento Caeté, Bairro Nossa Senhora da Salete sobre a rede coletora de esgoto.

Na ocasião foi assinado um termo de parceria junto a Sanepar, onde o município licitará a obra e a Sanepar vai custear estes investimentos para assim suprir ainda mais o município com a rede de esgoto e saneamento para nossa população.

Conforme o Secretário Nilton de Almeida, essa reinvindicação é antiga dos moradores, que agora a empresa sinaliza para enfim dar inicio dos projetos, sondagem do solo, que irá atender os bairros Margarida Galvan, Loteamento Caeté, e mais algumas ruas que estão com dificuldades, e que até então, não possuem rede de esgoto.

“Essa conquista se dá devido as incansáveis cobranças vindas pelo executivo e legislativo, e que a Sanepar a partir de agora passa a atender”, destacou o Secretário Nilton de Almeida.

Outro assunto abordado foi sobre a rede de captação de água, quais os projetos e investimentos que a empresa Sanepar irá fazer, na captação da mesma junto ao no Rio Jirau, também do Lago Dourado, caso uma nova estiagem de grande proporção venha a acontecer no município.

“O município precisa se preparar tendo uma “válvula de escape”, então aproveitamos e cobramos da empresa investimentos, a fim de trazer água do Lajeado Grande e um estudo para que possamos utilizar a água do Rio Chopim, para num futuro poder atender a nossa comunidade”, finaliza o Secretário.

Conforme a Diretora Geral Rita, esse pedido feito pelo Prefeito Municipal na última reunião, foi analisado, onde a empresa fez um levantamento técnico dos locais e a viabilidade de atendimento, e agora este estudo foi apresentado, as duas esferas executiva e legislativa, propondo assim, uma parceria na execução dessa obra com o município.

“Estamos aqui para tratar sobre as questões do abastecimento público do município, as ações que já estão prontas caso seja necessário coletar água bruta do Lago e também do Rio Iguaçu. Aproveitamos e realizamos a prestação de contas ao Prefeito, da situação em que a empresa se encontra, lembrando que devemos continuar economizando. A água é um produto finito e todos temos a responsabilidade”, enfatizou Rita.

O Prefeito na ocasião destacou que este encontro trouxe noticias boas que estavam sendo cobradas por muito tempo e agora foram atendidas.

“Recebemos a autorização para que a Administração Municipal possa estar viabilizando e licitando um projeto, no qual irá atender, com rede de esgoto, os Bairros Margarida Galvan e Nossa Senhora da Salete, pedido este solicitado há muito tempo pelas mais de 260 famílias que ali residem, e que até o final deste ano, de 2022, estará sendo entregue a população. Mas não paramos por aí, será viabilizado a rede coletora também para o Loteamento Caeté, e um estudo será feito também para a implantação da rede no Bairro São Francisco Xavier, além de um trecho da Rua Atanásio Pires”, finalizou o Prefeito Carlinhos Turatto.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social