Programa acontecerá nos meses de agosto e setembro de 2021
Com o objetivo de proteger o meio ambiente e destinar corretamente o descarte do lixo sólido reciclável no interior, a Administração Municipal de Dois Vizinhos, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, CMMA – Conselho Municipal do Meio Ambiente e CMDRMA – Conselho de Desenvolvimento Rural, informa o roteiro da coleta de lixo reciclável no interior, que acontecerão nos meses de agosto e setembro de 2021.
A Secretaria pede para que as comunidades embalem e encaminhem o lixo reciclável para coleta conforme pontos, dias e roteiro predefinidos para o recolhimento deste material na área rural do Município de Dois Vizinhos.
As coletas serão feitas somente nas segundas-feiras pela Cooperativa dos Catadores de Materiais Reciclável José Pedra Alves de Dois Vizinhos (CJPA-DV).
O Programa de Coleta de lixo reciclável no interior, tem como objetivo a preservação do meio ambiente e a conscientização dos agricultores em relação ao destino correto do lixo.
Todo o lixo deve ser destinado corretamente, o lixo orgânico (que apodrece) pode ser incorporado no solo, o lixo de embalagem de agrotóxico deve ser guardado em locais apropriados até a coleta programada, que acontece uma vez por ano (na área rural) já o lixo reciclável como plástico, vidro, alumínio, ferro, papel, papelão entre outros, devem ser encaminhados para a coleta e reciclagem, ou seja, voltar como matéria prima na cadeia produtiva. Para evitar acidentes com os coletores do lixo, é de extrema importância que materiais de vidros como garrafas, vidro de conserva e cacos de vidro sejam embalados em jornal e colocados em caixas de papelão para serem recolhidos.
O acondicionamento do lixo deve ser em sacos ou caixas de papelão de no máximo 20kg cada, para facilitar o carregamento, e deve ser disponibilizado em um único ponto em cada comunidade (pátio da igreja, pavilhão, escola entre outros), um dia antes da data programada para a coleta. Caso chover, a coleta fica para data seguinte.
Segue abaixo o cronograma:
- 02 de agosto – Bela Vista (Borracharia do Lorenço); Santa Maria, São Valentim, Santa Lúcia, São Pedro do Sul;
- 09 de agosto – Colônia Nova, Empossado, Linha Lambari (ponto de ônibus Cielo) Quatro Irmãos, Santa Bárbara (em frente ao cemitério), Novo Horizonte (em frente propriedade Sr. Ribeiro);
- 16 de agosto – São Roque, Barra de Lageado Grande, Santo Isidoro, Tártari;
- 23 de agosto – Boa Vista do Chopim (pátio da igreja, entrada Jocemar Carlon, encruzilhada grando), Linha Tartari, Nossa Senhora do Amparo, Linha dos Alemães;
- 30 de agosto – Conrado (pavilhão, cruzamento Pastro), São Pedro dos Poloneses, Linha Beneti, Flor da Serra, Carlos Gomes (antiga escola), Jacutinga;
- 06 setembro – São Luiz, Santa Terezinha, Volta Grande, Ibiaçá, Erveira (Adilo Zago);
- 13 de setembro – São Pedro de Bandeiro, São Francisco do Bandeira, Piracema, Linha Castanha (em frente fábrica de açúcar mascavo);
- 20 de setembro – Vila Rural Canarinho, São Braz, São Miguel do Canoas, São José do Canoas, Canoas;
- 27 de setembro – Mazurana, Santo Antônio, Santa Cruz, São Cristóvão.
Informações e orientações técnicas poderão ser buscadas na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, localizada na Avenida Salgado Filho, 161, Centro Sul ou através do telefone: (46) 3536-5847.