ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL INAUGURA AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL
quarta, 03 de novembro de 2021

Endereço: Travessa Juvêncio Piana, entre as Avenidas Rio Grande do Sul e Dedi Barichello Montagner

Pensando sempre no melhor atendimento à população, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 03 de novembro, o Ambulatório de Saúde Mental de Dois Vizinhos.

Este espaço, que atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17horas, contará com os seguintes profissionais:

• 4 Psicólogos
  • 2 médicos, sendo 1 psiquiatra
  • 1 enfermeira coordenadora
  • 1 assistente social

O ato inaugural contou com as seguintes  presenças: Prefeito Carlinhos Turatto; Secretária de Saúde Claudete Meurer; Eloi Schlikmann, responsável pela Divisão de Gestão e Atenção à Saúde da 8ª. Regional de Saúde, na ocasião representando a Chefe da  Regional, Nádia Zanella; Hamilton de Oliveira Minas, Coordenador Regional de Saúde Mental da 8ª. Regional;  Franciele Tessaro, coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental; Dr. Cicero José Bezerra Lima, Médico Psiquiatra que será o responsável pelo Ambulatório; Vereador Carlos Mangini, representando  do Poder Legislativo Municipal; Diretores de Departamentos, Imprensa e outros.

Para a Secretária de Saúde, Claudete Meurer, a instalação deste Ambulatório justifica-se, pois vem suprir uma evidente necessidade nessa área, aonde há grande procura por essa especialidade médica e de psicologia, incluindo casos de urgência, como transtornos mentais pós pandemia, e mesmo pacientes notificados como tentativas de suicídio.  Este Ambulatório de Saúde Mental atenderá o baixo e o médio risco, prevenindo que a situação evolua para o alto risco do sofrimento psíquico, disse a Secretária de Saúde. Claudete ainda informou que o CAPS continuará com os atendimentos de altos riscos para transtornos mentais, álcool e drogas.

Elói Schlikmann  parabenizou tanto a Administração Municipal quanto a Secretária de Saúde, pela forma como  estão conduzindo a Saúde do Município, sendo hoje destaque regional em investimentos e realizações nessa importante política pública. “Falar em saúde mental é muito importante, e oferecer este suporte para as famílias e para as pessoas que necessitam de apoio psicológico e terapêutico é algo que não apresenta valor financeiro que pague o investimento, como está sendo feito aqui em Dois Vizinhos”, finalizou Elói.

Para o Coordenador Regional de Saúde Mental, Hamilton de Oliveira Minas, este é o segundo Ambulatório desse modelo que está sendo instalado pela 8ª Regional, sendo que o primeiro foi em Francisco Beltrão. Hamilton ainda enfatizou a pandemia, em relação aos casos que necessitam de atendimento psicológico e psiquiátrico, deram um salto considerável em todos os 27 municípios que fazem parte da 8ª Regional de Saúde, criando uma grande demanda nesta área psicológica e de psiquiatria. “Nos 27 municípios da nossa rede, posso dizer que o número de casos de pacientes que estavam com seus sintomas adormecidos, devido à pandemia, acabaram aflorando e aparecendo, e essa preocupação em oferecer atendimento a esta demanda, pela Administração Pública de Dois Vizinhos, é de extrema importância e é de tirar o chapéu”, destacou Hamilton.

Conforme a coordenadora do Ambulatório, enfermeira Francieli Tessaro, os atendimentos seguirão da mesma forma que os demais, onde os pacientes deverão consultar no Posto de Saúde mais próximo de sua casa, e se for necessário, o médico ou a enfermeira encaminhará para o Ambulatório por agendamento.

O prefeito Carlinhos Turatto cumprimentou a Secretária de Saúde Claudete Meurer e toda a equipe de profissionais que fará parte do dia a dia do laboratório, no atendimento especializado a toda a população de Dois Vizinhos. Agradeceu ao Médico Psiquiatra Dr. Cícero José Bezerra Lima, por ter aceitado o encargo de Chefiar o referido Laboratório. O Prefeito destacou a importância desse projeto,  “pois vai atender uma área especializada com muitas demandas em Dois Vizinhos, e que agora os nossos pacientes serão atendidos aqui. Tivemos muitas perdas de vida na Pandemia, e isto nos ensinou que a doença não escolhe classe social”, disse o Prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing