ALERTA: GOLPES USANDO O NOME DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
terça, 06 de fevereiro de 2024

Criminosos tentam aplicar golpes por WhatsApp, simulando ações da Vigilância Sanitária. A população é alertada para evitar compartilhar informações pessoais e clicar em links suspeitos.


A Vigilância Sanitária e a Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos estão alertando a população sobre golpes que estão sendo aplicados por pessoas mal-intencionadas que se passam por agentes sanitários. Os criminosos entram em contato com as vítimas pelo WhatsApp, simulando denúncias e solicitando o envio de fotos.

Modus Operandi dos golpistas: Os golpistas, agindo de maneira ardilosa, abordam as vítimas com mensagens simulando serem da Vigilância Sanitária. Solicitam que as pessoas encaminhem imagens da residência ou local de trabalho, alegando ser necessário para ações de fiscalização. Posteriormente, enviam um link e orientam a vítima a clicar, alegando ser um procedimento padrão.

A Vigilância Sanitária não age dessa forma: É importante ressaltar que a Vigilância Sanitária não entra em contato por meio de mensagens de WhatsApp solicitando fotos ou qualquer outra informação pessoal. Essa abordagem é totalmente irregular e não condiz com os procedimentos oficiais do órgão.

Como evitar golpes:

  • Desconfie de mensagens de desconhecidos solicitando informações pessoais.
  • Verifique a autenticidade de mensagens com fontes oficiais antes de compartilhar dados.
  • Não clique em links suspeitos ou fornecidos por fontes não verificadas.

A população é alertada a ficar atenta a essas práticas fraudulentas e a não fornecer informações pessoais ou clicar em links duvidosos. Em caso de dúvida, a orientação é entrar em contato diretamente com a Vigilância Sanitária pelo telefone (46) 3581-5700 ou por meio dos canais oficiais.

A Secretaria de Saúde reforça seu compromisso em manter a segurança e o bem-estar da população, trabalhando continuamente para combater práticas fraudulentas que possam prejudicar os cidadãos de Dois Vizinhos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos
Visitas: 1696