ANO NOVO, MENTE SAUDÁVEL. JANEIRO BRANCO ALERTA PARA A SAÚDE MENTAL
segunda, 15 de janeiro de 2024

Não espere chegar ao limite para buscar ajuda. Cuidar da saúde mental é a base para realizar objetivos com segurança e sucesso

Bem-estar mental: Dois Vizinhos abraça a Campanha Janeiro Branco

"Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?". Este é o lema que guia o mês de janeiro, conhecido como Janeiro Branco, uma iniciativa que busca destacar a importância da prevenção de doenças mentais e promover o bem-estar psicológico.

Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), o Brasil lidera o ranking global de pessoas ansiosas (9,3%) e é o segundo colocado nas Américas em casos de depressão (5,8%). Diante desse cenário, a campanha Janeiro Branco surge como um convite à reflexão sobre a saúde mental e a busca por equilíbrio emocional.

O Ambulatório de Saúde Mental de Dois Vizinhos – AMENT, ao longo do ano de 2023, realizou 9.022 atendimentos, evidenciando a demanda e a necessidade de cuidados nessa área.

O renomado Médico, Pesquisador e Educador Aaron Beck destaca a importância de manter pensamentos limpos e claros para alcançar objetivos. Isso remete à necessidade de organização mental, especialmente ao iniciar um novo ciclo, como propõe o início de um ano. Em sintonia com o Janeiro Branco, é fundamental buscar um equilíbrio emocional, construindo uma rotina saudável que contribua para o bem-estar. Algumas dicas podem auxiliar nesse processo:

1. Desconecte-se das telas: Reduza o tempo diante de dispositivos eletrônicos, minimizando os impactos no desenvolvimento cerebral.
  2. Priorize boas noites de sono: Estabeleça uma rotina de sono, evitando o uso de telas antes de deitar.
  3. Pratique atividades físicas diariamente: O exercício libera neurotransmissores que auxiliam na regulação do humor.
  4. Tenha contato com a natureza: A proximidade com ambientes naturais proporciona benefícios para a saúde mental.
  5. Desfrute de tempo de qualidade: Reserve momentos para atividades prazerosas que gerem satisfação pessoal.
  6. Estimule a cognição: Leia livros, assista a documentários e consuma conteúdos que agreguem conhecimento.

Embora essas práticas sejam recomendadas, é importante ressaltar que mudanças comportamentais exigem acompanhamento profissional. O Ambulatório de Saúde Mental está à disposição para oferecer suporte e cuidado àqueles que buscam preservar sua saúde mental na Rua Mario de Barros, 855, no Centro Sul de Dois Vizinhos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos / AMENT