APICULTORES DE DOIS VIZINHOS AGRADECEM E CONVIDAM O PREFEITO PARA INAUGURAÇÃO DA CASA DO APICULTOR
terça, 17 de outubro de 2023

ADAF demonstra gratidão pela parceria da Administração Municipal na reforma da Casa do Apicultor e anuncia evento de inauguração das novas instalações

Na foto: prefeito Carlinhos Turatto e os representantes da ADAF Alcides Duarte, Sérgio Fuzinato, Jacir Alves e Cleonir Perin.

Na manhã desta terça-feira, representantes da Associação de Apicultores Familiares (ADAF) de Dois Vizinhos fizeram uma visita especial ao prefeito Carlinhos Turatto para expressar sua profunda gratidão pela participação ativa da Administração Municipal na reforma da Casa do Apicultor, localizada no Parque de Exposições. Além disso, eles aproveitaram a ocasião para convidar o prefeito, bem como os secretários municipais, para a inauguração das novas instalações, que prometem elevar a produção de mel na região a um novo patamar.

A ADAF, que é inscrita no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), desempenha um papel fundamental na padronização e harmonização dos procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a inocuidade e segurança alimentar. Além disso, a associação faz parte do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).

A ADAF já é responsável pela produção de cerca de 400 kg de mel por mês, com capacidade de entrega de até 1 tonelada no mercado local. Agora, com os novos equipamentos instalados nas instalações reformadas e ampliadas, a associação se tornou uma verdadeira "Fábrica de Mel," onde o processo de produção passa por várias etapas, desde a recepção das melgueiras com favos até a extração do mel in natura através de centrifugação, filtragem, decantação e envase.

De acordo com Cleonir Perin, presidente da ADAF, a produção de mel na região de Dois Vizinhos alcança impressionantes 30 toneladas por ano, um testemunho do compromisso e dedicação dos apicultores locais.

O prefeito Carlinhos Turatto, apreciador de mel e um incentivador dos apicultores, comemorou a visita e expressou sua alegria em apoiar a associação. "Sou um grande consumidor de mel e reconheço a importância dessa atividade para nossa comunidade. Estou muito satisfeito em ver a ADAF prosperar e contribuir para a economia local. Estou ansioso para a inauguração da Casa do Apicultor e para saborear o puro e delicioso mel produzido aqui em nosso município", afirmou o prefeito.

A inauguração das novas instalações da Casa do Apicultor no Parque de Exposições será um marco para o setor apícola de Dois Vizinhos. A data e os detalhes do evento de inauguração serão anunciados em breve.