AVANÇOS E NÚMEROS EXPRESSIVOS DO HOSPITAL PRÓ-VIDA EM 2023
sexta, 05 de janeiro de 2024

Referência em saúde, a instituição destaca-se pelos resultados e investimentos que a posicionam como uma das principais Casas de Saúde da Região

O Hospital Pró-Vida de Dois Vizinhos é uma casa hospitalar que é referência regional.

O Hospital Pró-Vida de Dois Vizinhos, uma referência regional em atendimento médico-hospitalar, divulgou recentemente os números referentes ao ano de 2023, evidenciando o impacto positivo de quase duas décadas de história na comunidade.

Inaugurado em 2007, o Pró-Vida começou a ser estruturado em 2004, tornando-se um Serviço Social Autônomo com a criação do Instituto de Saúde de Dois Vizinhos (ISDV) em 2005. Desde então, o hospital tem desempenhado um papel fundamental na oferta de serviços médicos e assistenciais à população local e de municípios vizinhos.

A parceria entre o município de Dois Vizinhos e o ISDV foi consolidada em 2020, quando a Lei Municipal 2394/2020 autorizou a transferência de recursos financeiros para o custeio da unidade de saúde. O município tornou-se o principal parceiro financeiro do hospital, que também mantém convênios com Cruzeiro do Iguaçu, São Jorge do Oeste e Boa Esperança do Iguaçu.

No ano de 2023, o comprometimento do município com a saúde foi evidenciado pelo expressivo investimento que chegou a ultrapassar, em alguns meses, os 35% do orçamento municipal, superando a exigência legal de aplicação mínima de 15% na área da saúde.

Maurício Freitas, diretor do Hospital Pró-Vida, expressou sua gratidão pela atenção dedicada à instituição nos últimos anos: “Jamais a nossa casa hospitalar recebeu tantos recursos da prefeitura como nos últimos 3 anos”. Ele destacou o papel fundamental do prefeito Carlinhos Turatto e dos deputados federais Paulo Litro e Vermelho, além do deputado estadual Adão Litro, na viabilização de recursos financeiros sem precedentes na história do hospital.

Os números apresentados pela instituição impressionam e refletem o impacto positivo na comunidade:

• Consultas médicas: 21.114 atendimentos;
  • Internamentos: 5.247 procedimentos;
  • Cirurgias (janeiro a novembro): 1.911 procedimentos;
  • Partos realizados: 375 nascimentos;
  • Exames de tomografia computadorizada: 2.824 pacientes;
  • Exames de Raio-X: 11.228 pacientes;

Esses resultados expressivos, aliados ao empenho da equipe e aos investimentos significativos, reforçam a posição do Hospital Pró-Vida como uma das principais referências em saúde na região do Vale do Iguaçu. O compromisso com a excelência no atendimento e a busca constante por melhorias consolidam a instituição como um pilar essencial para a saúde da comunidade duovizinhense.

Fonte: Assessorias de Comunicação da Prefeitura de Dois Vizinhos e do Hospital Pró-Vida