O Plano Municipal de arborização coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos com apoio de várias entidades e da UTFPR – Campus Dois Vizinhos, está passando nesse momento por uma avaliação criteriosa, para a elaboração do inventário das árvores existentes no perímetro urbano.
Seis equipes de acadêmicos voluntários de cursos de engenharia florestal de várias cidades e faculdades, estão realizando o levantamento. A previsão é que o inventário das árvores esteja pronto até o final de fevereiro deste ano, quando será encaminhado para análise do Ministério Público.
De acordo com o Secretário Mauri Ferreira, o trabalho servirá como estágio na formação acadêmica dos alunos. O investimento do município para a realização do inventário é com alimentação e estadia dos acadêmicos.
O levantamento vai apontar altura, diâmetro, se é exótica ou nativa, riscos de queda e danos ao passeio público, riscos aos moradores das imediações onde as árvores se encontram, entre outros dados.
O Prefeito Raul Camilo Isotton acompanhado do Secretário Geral de Governo, Itamar Boaretto esteve acompanhando o levantamento realizado pelos acadêmicos.