A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos vem a público divulgar o calendário 2021, para a execução de podas de árvores nos passeios das ruas e praças da cidade, que é de responsabilidade do município.
A empresa autorizada a efetuar os trabalhos é a Ouro Verde, Engenharia e Topografia.
Todas as orientações da Lei Ambiental, editada pelo órgão especial IAT (Instituto Água e Terra), serão respeitadas.
A Secretaria alerta que as podas, nos passeios e calçadas, somente devem ser feitas pela empresa mencionada anteriormente, a qual foi contratada e está habilitada para prestar este serviço. Dessa forma, a Administração Municipal não se responsabilizará por quaisquer danos ou acidentes que possam ocorrer, caso a poda seja feita pelo proprietário, pessoa ou empresa pelo mesmo contratada para isso, o qual ainda poderá ser multado caso realize por conta a poda e não dê a devida destinação aos galhos e restos de vegetais.
O sistema de podas será em forma de “U”, quando embaixo da fiação elétrica, e poda de limpeza nas laterais, que é a retirada de excesso de galhos para facilitar o fluxo de veículos nas ruas, a visibilidade nas sacadas, casas e apartamentos quando não tiver outras fiações. Dessa maneira, as árvores não ficam totalmente desfolhadas e mantem o seu verde.
Segue a programação das podas no município.
- 08/07 a 23/07 - Bairros: São Francisco de Assis, Vitória e Alto da Colina.
- 26/07 a 06/08 - Bairros: Da Luz, Das Torres e Centro Norte.
- 09/08 a 31/08 - Bairros: Jardim da Colina, Marcante, Margarida Galvan.
- 01/10 a 30/10 - Revisão de áreas públicas como Praças urbanas, e Estádio Municipal, Campo do Jardim da Colina, Campo de São Francisco de Assis, Campo Associação Eclipse, Campo Santa Luzia.
- 01/11 a 17/12 - Revisão de áreas públicas urbanas (escolas, postos de saúde, creches, Hospital Pró-Vida), Lago Dourado, Lago da Paz, Lago Loteamento Zambon, podas de árvores em risco sob redes de energia elétrica mapeadas pela Copel e Prefeitura na área urbana.