Imunização começa por crianças entre 6 meses e menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos, anunciou ainda na semana passada, a abertura de mais uma Campanha de Vacinação contra a Influença (Gripe) na cidade. A vacinação tem início nesta segunda, dia 12 de abril.
A vacinação, que será das 8 às 11:30 e 13 às 17h, começa pelo grupo prioritário composto de crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), povos indígenas e trabalhadores da saúde. A primeira etapa vai até dia 10 de maio.
Os locais de aplicação serão:
- Unidade central de saúde e nos Postos:
- Santa Luzia;
- Nossa Senhora de Lourdes;
- Centro Sul;
- Jardim da Colina;
- Bairro da Luz;
- Santa Lucia;
- São Francisco do Bandeira (conforme roteiro de atendimento).
Os trabalhadores dos serviços de saúde deverão apresentar documento de identificação com foto e declaração individual disponível no site CLICANDO AQUI.
Crianças de seis meses a menores de 6 anos apresentar carteira de vacinação.
Gestantes e puérperas carteirinha do Pre- natal.
A CAMPANHA
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até 19 de julho.
A meta para todo o estado é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários. Para a primeira fase, o Paraná recebeu 372 mil doses do Ministério da Saúde.
A Sesa alerta que a vacinação contra a gripe é importante pois, além de prevenir o surgimento de complicações, internações e óbitos por causa da própria infecção, vai reduzir os sintomas que podem ser confundidos com a Covid-19.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Conforme a Sesa, a vacinação será feita de forma escalonada, com os grupos prioritários distribuídos em três etapas:
- 1ª fase (12 de abril a 10 de maio): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
- 2º fase (11 de maio a 8 de junho): idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas.
- 3º fase (9 de julho e 19 de julho): pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.