CASTRAMÓVEL RETOMA OS ATENDIMENTOS NESTE MÊS DE JUNHO
terça, 07 de junho de 2022


Retomou neste mês de junho, as atividades do CASTRAMÓVEL - reboque especial, para uso veterinário do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos.

O projeto trabalha exclusivamente com cães e gatos pertencentes a famílias em cenário de vulnerabilidade social, animais de ONGs ou protetoras da causa animal, e casos assistidos pelo programa de vistorias a animais em situação de maus tratos.

Desta forma a secretaria de Agricultura pede para quem já possui cadastro junto ao programa e que já realizou a castração por conta, ou ainda se o animal não está mais consigo, avise a Secretaria para que não haja perca de tempo e agilize os processos.

Já para quem ainda não possui cadastro e se enquadra nos critérios da lei, ou seja, que possuem animais adotados de rua, adotados por meio das ONGs ou ainda pessoas que comprovem baixa renda levando consigo o CADUNICO ou levando consigo um comprovante de renda, pode se dirigir a Secretaria e fazer o cadastro.

O município também estará contemplado com o Programa CASTRAPET Governo do Estado,      que se encontra no seu 3º ciclo, o qual também será direcionado a castração de animais.

 

PROGRAMA CASTRAPET GOVERNO DO ESTADO

Uma ação do Governo do Estado, viabilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com verba disponibilizada por meio de emendas parlamentares. A iniciativa é, também, realizada em parceria com os municípios participantes, que fazem os cadastros das famílias beneficiadas, baixa renda, com os procedimentos em seus animais.

O objetivo do CastraPet Paraná é controlar a população de cães e gatos abandonados nas ruas, decorrentes de ninhadas indesejadas, doenças e outro fatores relacionados aos animais.

Conforme o Secretário de Agricultura José Carlos Ventura Junior “o Juninho”, este convênio, trará ao município uma equipe qualificada de médicos veterinários do Governo do Estado os quais realização as castrações dos animais. De acordo com o Secretário ainda, o município foi contemplado com 109 castrações. Ainda não há data confirmada da chegada das equipes.

Lembrando que serão atendidos junto a este programa as famílias que estão cadastradas junto a Secretaria de Agricultura e que seguem os mesmos critérios já mencionados.

No momento da inscrição, os tutores vão receber as orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias aconteçam de forma segura.

Após a castração, as famílias recebem gratuitamente a medicação pós-operatória e aplicação de microchip eletrônico de identificação animal, além de receberem todas as orientações para cuidados pós procedimento.

Maiores informações entrar em contato pelo fone (46) 9 9134-5644 ou 35365847 – na Secretaria de Agricultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Visitas: 1483