COMISSÃO UNIDOS PARA RECONSTRUIR DOIS VIZINHOS PRESTA CONTAS
segunda, 18 de dezembro de 2023

Reunião destaca a trajetória da comissão e anuncia importantes avanços na assistência às famílias atingidas pelas enchentes.

Reunião convocada pela Comissão Unidos para Reconstruir Dois Vizinhos

Em 30 de outubro, uma mobilização emergencial de entidades tomou forma no Gabinete do Executivo Municipal de Dois Vizinhos. Naquele dia, o prefeito Carlinhos Turatto convocou uma reunião para discutir estratégias de reconstrução das residências e bens das famílias afetadas pelas recentes enchentes no município. Dessa reunião nasceu a "Comissão Unidos para Reconstruir Dois Vizinhos," um esforço conjunto para superar as adversidades e promover a solidariedade no município.

Essa comissão tinha como missão arrecadar fundos para adquirir móveis e eletrodomésticos básicos para as famílias afetadas. A Comissão criou uma conta bancária específica para receber contribuições financeiras e, desde então, tem desempenhado um papel fundamental na assistência às vítimas das enchentes.

No último dia 15, a Comissão promoveu uma reunião de prestação de contas no Pavilhão Comunitário do Bairro Sagrada Família. A frente de honra contou com representantes da Comissão Unidos para Reconstruir Dois Vizinhos, da Comissão das Famílias Afetadas, da Comissão de Representantes da Prefeitura de Dois Vizinhos, e lideranças locais. A prestação de contas revelou que foram arrecadados cerca de R$ 27 mil em doações e mais de R$ 95 mil em um leilão promovido pela Sociedade Rural Vale do Iguaçu.

Simone Galvagni, presidente da Comissão, apresentou uma análise detalhada dos valores arrecadados e distribuídos até o momento. Com boa parte desses valores investidos em aplicações financeiras e descontando as despesas gerais, a Comissão atualmente conta com um saldo de R$ 47 mil. Esse montante será direcionado para atender também as famílias da área rural que foram atingidas pelas enchentes.

Helena Horbatei, representante do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), destacou a entrega de móveis, pias, roupeiros, mesas, camas e fogões a famílias cadastradas. Além disso, foram encaminhadas 71 famílias para receber o Aluguel Social, um auxílio moradia de até R$ 650 por seis meses.

O prefeito Carlinhos Turatto encerrou as falas relatando o que está sendo feito e os projetos planejados para o Bairro Sagrada Família. Além das pontes sobre o Rio Jirau, revelou planos para o rebaixamento do Lago Dourado e a possibilidade de um novo lago no centro do bairro. Durante o evento, autorizou a aquisição de mais R$ 150 mil em placas de MDF para a confecção de móveis na Marcenaria Solidária.

O encontro reforçou não apenas a efetividade da Comissão Unidos para Reconstruir Dois Vizinhos, mas também a união da comunidade em prol da superação das adversidades. O prefeito agradeceu a presença de todos e desejou às famílias um Natal repleto de esperança, enfatizando que todos os esforços estão sendo feitos para reconstruir o Bairro Sagrada Família.