Como é Feito o Monitoramento dos Pacientes Suspeitos ou Confirmados da Covid-19
Como é Feito o Monitoramento dos Pacientes Suspeitos ou Confirmados da Covid-19

Com o objetivo de oferecer a melhor assistência aos pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Municipal Saúde realiza o acompanhamento através do serviço de monitoramento, alocado na unidade central. O monitoramento desses pacientes é feito por meio de ligação diária para verificar os sintomas e as condições de saúde dos pacientes.

Caso o monitorado apresente sintomas gripais leves é feita a orientação para que ele se dirija ao CIEM. E em caso de desconforto respiratório ou falta de ar, o monitorado é encaminhado ao hospital seguindo as recomendações de distanciamento social e uso indispensável da máscara.

Os monitorados também recebem orientações sobre cuidados com alimentação, hidratação, distanciamento social das demais pessoas, caso convivam na mesma residência. Na presença de sintomas gripais relacionados a Covid-19, a Vigilância Epidemiológica é notificada e as informações são registradas em uma planilha de controle.

O paciente e as pessoas que residem no mesmo domicílio devem seguir em isolamento domiciliar de 10 a 14 dias. Caso ainda apresente sintomas após esse período, a manutenção do isolamento é reavaliada diariamente. Após avaliação no CIEM, fica a critério médico a indicação do exame adequado de acordo com quadro clínico de cada paciente.

A coordenadora da Atenção Básica, ressalta que a equipe enfrenta algumas dificuldades, com um grande número de pessoas que não atendem o telefone ou que não estão cumprindo isolamento domiciliar, sendo necessário em algumas situações, o apoio policial. E esta estratégia foi fundamental no enfrentamento a Covid-19, facilitando a assistência ao paciente e funcionando como suporte às equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Fonte: Assessoria de imprensa


Visitas: 748
 
Facebook Twitter WhatsApp
Logo
Pesquisa-satisfacao