CONSCIENTIZAÇÃO E AÇÃO EM DOIS VIZINHOS NO DIA MUNDIAL DO SOLO
terça, 05 de dezembro de 2023

Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos oferece serviços de conservação para agricultores

05 de dezembro é Dia Mundial do Solo. Cuidar do solo é preservar a vida.

O Dia Mundial do Solo, celebrado em 5 de dezembro, é uma data de reflexão sobre a importância vital dos solos para a sustentabilidade e a vida na Terra. Criado pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo e oficializado pela ONU, o dia destaca princípios fundamentais, como a necessidade de manejo sustentável, a contribuição dos solos para a segurança alimentar e o combate à degradação.

Um estudo da FAO revela que 33% dos solos globais estão degradados, com erosão sendo responsável pela perda significativa de solo e produtividade. A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Dois Vizinhos, em sintonia com essas preocupações, marca a data destacando a importância do cuidado com o solo.

A Secretaria promove a conscientização sobre a preservação do solo e água, destacando a ação de conservação conhecida como "Terraceamento". Para incentivar práticas responsáveis, a Secretaria oferece trator e terraceador subsidiados pela prefeitura, proporcionando 10 horas/máquinas, além de apoio técnico para construção.

Os agricultores de Dois Vizinhos podem solicitar esse serviço facilmente na secretaria, apresentando documentos pessoais e bloco de produtor. A equipe técnica realiza uma avaliação da área para dimensionamento dos terraços, contribuindo para a preservação do solo e água no município.

Essa iniciativa é fruto de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Dois Vizinhos, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e a Universidade Tecnológica Federal, Campus de Dois Vizinhos (UTFPR-DV).

Neste Dia Mundial do Solo, a mensagem que deve ser transmitida é: "cuidar do solo é preservar a vida". Uma oportunidade para a comunidade duovizinhense se unir em prol da sustentabilidade e do futuro do nosso solo, essencial para a produção alimentar e a vida no planeta.