Com dedicação e compromisso, os novos integrantes assumem a missão de proteger e garantir o bem-estar dos mais jovens
No último domingo, 01 de outubro, aconteceu em todo o território nacional o processo eleitoral para a escolha dos 5 novos membros que ficarão à frente do Conselho Tutelar, gestão 2024/2027 (4 anos), uma importante instância responsável por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes em nossa cidade. Esses profissionais têm como objetivo principal proteger os direitos desse público vulnerável e assegurar que sejam criadas condições adequadas para o seu desenvolvimento.
A apuração dos votos aconteceu na sede do CRAS Norte, e o resultado oficial com foi anunciado pelo Secretário de Planejamento, Nilton de Almeida na presença do Presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Dois Vizinhos, Alex Júnior Bachi, dos promotores de justiça Dr. Eric Bortoletto Fontes e da Dra. Larissa Batista Vasconcelos, além da presença da equipe da Assistência Social, demais secretários, vereadores, a segurança da ROTAN e Policia Militar e da comunidade em geral.
CONSELHEIROS:
Com 706 votos em 1º ficou Ediana Marchesi; 2º lugar com 706 votos, Romildo Pilar Belusso; 3º lugar com 535 votos, Mariana Moreira da Silva; 4º lugar com 394 votos, José Clair Soares Colares; 5º lugar com 364 votos, Eberson Fabiano Galvão.
SUPLENTES:
1ª Elenita Stopassoli com 334 votos; e 2ª com 280 Anadia Seben Didomenico.
Foram 7 votos brancos e 6 votos nulos, num total 5.498 votantes.
De acordo com a explicação do Secretário, quando há empate no número de votos, vale o que está descriminado no Edital, o desempate é pela nota da prova.
A posse está prevista para o dia 10 de janeiro do próximo ano no gabinete do Prefeito.
O Conselho Tutelar é um canal aberto para receber denúncias, orientar e auxiliar a comunidade. Por isso, é importante que todos estejam cientes do trabalho realizado por esses profissionais e saibam como acioná-los quando necessário.
Com dedicação, compromisso e formação específica na área da infância e adolescência, esses novos conselheiros tutelares assumem um importante papel na sociedade, atuando como verdadeiros defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes. Cabe a eles, junto à comunidade, criar políticas públicas, promover a conscientização e garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso a uma vida digna e livre de qualquer tipo de violência ou abuso.