COVID-19: DOIS VIZINHOS INICIA A APLICAÇÃO DE DOSE DE REFORÇO EM IDOSOS ACIMA DE 80 ANOS E IMUNOSSUPRIMIDOS
quarta, 22 de setembro de 2021

A partir do dia 23 de setembro, quinta-feira, inicia-se a vacinação de reforço a idosos e imunossuprimidos, conforme segue a nota técnica Nº 27/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS.


O Município de Dois Vizinhos iniciará, a partir de 23 de setembro, quinta-feira, a aplicação da dose de reforço contra o COVID-19 na população de 80 anos ou mais e aos imunossuprimidos.

QUEM DEVE PROCURAR A UNIDADE DE SAÚDE PARA RECEBER A DOSE DE REFORÇO?

- Idosos de 80 anos acima, que há 6 meses tenham recebido a aplicação da última dose (D2).

- Imunossuprimidos, que há 28 dias tenham recebido a aplicação da última dose (D2).

Quem são os pacientes imunossuprimidos?

    São pessoas inseridas nas seguintes situações:

  1. Com imunodeficiência        primária  grave, que são   defeitos genéticos em algum setor do sistema imunológico que predispõem a uma maior chance de desenvolver infecções comuns de forma recorrente, como otites, pneumonia, sinusites, entre outras, infecções graves ou por microorganismos incomuns.  
  1. Submetidas à quimioterapia para câncer.
  1. Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas  em uso de medicamento específico.
  1. Portadoras de HIV/Aids.
  1. Em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
  1. Em uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).
  1. Pacientes em hemodiálise.
  1. Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

A aplicação dessa dose de reforço ocorrerá de forma escalonada no município, em todos os Postos de Saúde, nas terças-feiras e quintas-feiras, das 09 às 11h,  nos dias que vierem doses destinadas à esse público, o que será divulgado nos meios de comunicação.

 

Os pacientes considerados como imunossuprimidos    deverão  apresentar, no ato da vacinação, documentação comprobatória da prescrição médica sobre isto, receitas que contenham imunossupressores ou comprovante da Farmácia Municipal de Saúde, o qual já foi fornecido para a primeira dose.

Então, já nesta quinta-feira, 23 de setembro, serão aplicadas as primeiras doses de reforço. Ao todos foram recebidas 288 doses.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing
Visitas: 4989