O Município de Dois Vizinhos constatou aumento no índice de focos do mosquito Aedes Aegypti, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde – por meio da Vigilância em Saúde.
Segundo a diretora do Setor de Vigilância em Saúde Maria Luiza Winharski, o índice passou de 2.0 para 3.2, sendo que o índice preconizado pelo Ministério da Saúde deve ser inferior a 1%.
Nos primeiros meses de 2022 já foram 05 notificações – (casos com suspeita), e nenhum caso confirmado da doença ainda.
A diretora lembra ainda que o município tem realizado inúmeras ações de orientação e prevenção em relação a possibilidade de sofrermos uma nova epidemia de dengue, como arrastões de limpeza, campanha de conscientização, trabalho nas escolas, dentre outros. A diretora ainda reforça que o cuidado deve ser diário.
A Coordenadora de endemias Fatima da Rosa, pede também que a população continue vigilante, destruindo os locais que servem para proliferação do mosquito, como: pequenos reservatórios, vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, caixas cisternas entre outros.
O mosquito Aedes Aegypti coloca seus ovos, preferencialmente, nas paredes de criadouros com água limpa e parada, bem próximo à superfície da água. Daí a importância de lavar, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes que não podem ser eliminados, onde o ovo pode permanecer grudado.
Altas temperaturas e chuvas constantes são propícias para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite além da dengue, zika e chikungunya.