CRONOGRAMA DE PODA DE ÁRVORES URBANAS EM DOIS VIZINHOS
segunda, 22 de janeiro de 2024

Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos apresenta o calendário para 2024

Divulgado o calendário 2024 para execução de podas de árvores urbanas.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, divulgou o calendário para a execução de podas de árvores nos passeios das ruas e praças da cidade ao longo de 2024, em conformidade com as orientações da Lei Ambiental, editada pelo Instituto Água e Terra (IAT).

O sistema de podas foi definido considerando a presença de fiação elétrica, adotando a forma de "U" para as árvores nesses locais. Nos demais pontos, as podas serão conduzidas ou de limpeza, removendo excessos de galhos laterais para facilitar o fluxo de veículos nas ruas, além da poda de limpeza em sacadas, casas e apartamentos, garantindo que as árvores não fiquem totalmente desfolhadas.

A Secretaria Municipal faz um alerta aos moradores, enfatizando que a poda das árvores nos passeios e calçadas deve ser exclusivamente realizada pela empresa contratada e habilitada para o serviço, a Ouro Verde, Engenharia e Topografia. A Prefeitura não se responsabiliza por danos ou acidentes decorrentes de podas não autorizadas, podendo aplicar multas aos proprietários que realizarem podas sem a devida autorização.

A poda dentro do lote do proprietário é de responsabilidade deste, assim como a destinação dos galhos e restos vegetais. Galhos de dentro dos lotes serão coletados apenas quando depositados na calçada, seguindo o cronograma de poda em cada bairro. Em caso de chuvas intensas, podem ocorrer atrasos, mas o roteiro será mantido na mesma sequência por bairro. A previsão para a conclusão dos serviços é o final de dezembro de 2024.

Calendário de Poda:

• Até 31 de janeiro: Parques Industriais 1 e 2, Bairro Concórdia e imediações do Lago Concórdia (Loteamento Zambon), Trilha do Parque Ecológico Jirau Alto 1, Jirau Alto 2 e chamadas emergenciais para áreas públicas.
  • 1º a 29 de fevereiro: Bairro Santa Luzia, Bairro Esperança, Lago Dourado e chamadas emergenciais para áreas públicas.

O restante do calendário para a execução de podas de árvores urbanas em Dois Vizinhos será divulgado posteriormente pelas redes sociais do município.