CURIOSIDADES SOBRE O MOSQUITO DA DENGUE QUE VOCÊ NÃO SABIA
quarta, 17 de abril de 2024

Nunca é tarde para aumentar a conscientização sobre a importância de combater o mosquito transmissor da dengue.


Todo mundo (ou quase todo mundo) conhece os sintomas da dengue e sabe que o mosquito transmissor se reproduz em água parada e limpa. No entanto, será que você e sua família conhecem realmente os hábitos do Aedes aegypti, o vetor da doença?

Um estudo realizado com 1000 pessoas de 25 a 55 anos, de São Paulo e do Rio de Janeiro, revelou que, apesar de grande parte dos entrevistados saberem que a dengue é transmitida pela picada do mosquito e conseguirem reconhecê-lo pelas características das suas perninhas listradas, ainda há uma falta considerável de informações sobre os hábitos do Aedes.

Aqui estão 4 curiosidades que talvez você não soubesse sobre o mosquito da dengue:

  1. Altura de voo: o Aedes voa apenas até um metro acima do chão, o que significa que não adianta tentar repelir o mosquito no alto. Ele está mais próximo do solo, na altura das pernas.
  2. Habitante doméstico: o mosquito adulto da dengue vive dentro de casa, enquanto suas larvas podem se desenvolver em qualquer local com acúmulo de água, como garrafas e pneus abandonados em terrenos baldios.
  3. Atividade diurna: o maior período de atividade do mosquito da dengue é durante o dia. Por isso, é importante tomar medidas de proteção durante o tempo todo, não apenas ao anoitecer.
  4. Ovos resistentes: os ovos do mosquito podem sobreviver por até um ano sem água. Após períodos prolongados de estiagem a eclosão desses ovos pode ser um grande desafio no combate à dengue.

O estudo também destacou que, apesar de grande parte dos participantes já terem tido a doença ou conhecido alguém que contraiu, poucos adotaram novos hábitos de prevenção. Além disso, revelou que, quanto mais alta a classe social, menor é o conhecimento sobre como se prevenir contra a dengue.

Fonte: Revista Crescer
Visitas: 3033