Calendário de podas de árvores é divulgado
sexta, 05 de fevereiro de 2021


A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Dois Vizinhos divulgou essa semana o Calendário 2021 para a execução de podas de árvores das ruas, praças e demais logradouros da cidade.

José Carlos Ventura Júnior, secretário da pasta, informa que serão respeitadas orientações da Lei Ambiental, editada pelo órgão especial (IAT). Sob a orientação dos técnicos Márcio Shikasho, Jonatan Santin e Clair Antonelo, a empresa Ouro Verde Engenharia e Topografia executará os trabalhos de poda.

Os dois sistemas de poda adotados pela secretaria serão aplicados de acordo com as circunstâncias, ou seja, sob a fiação elétrica as árvores serão podadas em forma de “U”. Já nos demais locais que não contenham fiação elétrica, serão feitas podas conduzidas ou de limpeza, que é a retirada de excessos de galhos das laterais para facilitar o fluxo de veículos nas ruas e poda de limpeza em sacadas, casas e apartamentos.

A Secretaria Municipal alerta aos moradores que a poda das árvores nos passeios e calçadas soente deve ser feita pela empresa contratada e habilitada para prestar este serviço. A Administração Municipal não se responsabiliza por qualquer dano ou acidente que possa ocorrer e ainda poderá multar o proprietário que fizer a poda sem a autorização. A poda dentro do lote do proprietário é de sua responsabilidade, bem como a destinação dos galhos e restos vegetais.

Cronograma:

25/01 a 06/02

Áreas públicas urbanas (escolas, postos de saúde, creches, etc), Lago Dourado e Lago da Paz;

08/02 a 27/02

Árvores sob as redes de energia elétrica mapeadas pela Copel e pela prefeitura no centro da cidade.

01/03 a 13/03

Bairro Concórdia, Parque Industrial I, Bairro Sagrada Família, Bairro Santa Luzia e Bairro Esperança.

15/03 a 27/03

Bairro São Francisco Xavier, Bairro Nossa Senhora Aparecida e Bairro Nossa Senhora de Lurdes.

29/03 a 10/04

Centro Sul, Rua Irineu Claudino, Bairro São Judas Tadeu e Centro.

12/04 a 24/04

Bairro São Francisco de Assis, Bairro Vitória e Bairro Alto da Colina.

26/04 A 08/05

Bairro da Luz, Bairro das Torres e Centro Norte.

10/05 A 31/05

Bairro Jardim da Colina, Bairro Jardim Marcante e Bairro Margarida Galvan.

01/06 A 31/07

Áreas públicas rurais, praças urbanas, estádio municipal e demais pontos.

Observação: poderão ocorrer atrasos nas podas em virtude das condições do tempo, mas o roteiro será mantido na mesma sequência por bairro. A previsão para o término dos serviços é final de Julho de 2021.

Visitas: 1536