Campanha nacional de atualização vacinação contra o sarampo iniciou dia 18 de novembro.
segunda, 18 de novembro de 2019


De 18 a 30 de novembro aconteece a segunda etapa destinado aos jovens de 20 a 29 anos, para esse grupo o Dia D acontecerá em 30 de novembro, na unidade central de saúde.

Como dá para perceber, há um intervalo entre uma fase e outra. Mas é importante ressaltar que tanto a vacina tríplice viral como a tetra viral (que evita também a catapora) são aplicadas na rede pública o ano todo em brasileiros de até 49 anos, dentro ou fora de surtos, basta procurar uma unidade de Saúde munido de cartão do SU e caderneta de vacinação.

“Pessoas nesta faixa etária devem ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. Caso não tenham tomado, não lembrem ou não tenham mais a carteirinha de vacinação, a recomendação é que vá até uma sala de vacina”, esclarece a enfermeira, Grasieli Richetti da Silva.

 

O sarampo é uma doença prevênível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

Visitas: 2275