Coleta de embalagens de agrotóxico tem início em Dois Vizinhos
quinta, 11 de março de 2021

A campanha de coleta embalagens vazias de agrotóxicos teve início esta semana e seguirá até o dia 15 no interior de Dois Vizinhos.

Teve início nesta segunda-feira, 08 de março, a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos no município de Dois Vizinhos. A ação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Recursos Hídricos com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), ARIAS (Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sudoeste do Paraná) e Associações promovida pelas empresas revendedoras de defensivos agrícolas da região.

Conforme o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Carlos Ventura Junior, a orientação é para que os agricultores entreguem as embalagens secas, sem sobras de produtos e sem água da tríplice lavagem.

Esta parceria favorece a conscientização dos agricultores a executarem a tríplice lavagem da embalagem, e devolver assim, corretamente ao ambiente uma vez por ano”, destaca o Secretário.

Para secar bem as embalagens de 20 litros, a dica é perfurar um canto inferior. As tampas devem ser colocadas num saco separado.

Segundo a equipe de coleta, a participação dos agricultores está sendo boa, e todos estão entregando corretamente as embalagens.

O Secretário finaliza, afirmando que não medirá esforços para atingir os objetivos, que é o campo limpo e livre de embalagens deixadas clandestinamente, oferecendo risco de contaminação de rios, lagos nascente, pastagens e do meio ambiente.

Foto Legenda: Secretário José Carlos Ventura Junior acompanhando a equipe de coleta na comunidade Santa Lucia interior de Dois Vizinhos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura