Com dois casos confirmados em um dia, secretário de saúde pede conscientização da população.
Conforme entrevista concedida a Assessoria de Imprensa:
Nesta quarta-feira, 10, a Secretaria de Saúde Dois Vizinhos confirmou mais dois casos de coronavírus. Com isso, o município chega a seis casos: são três confirmados via Secretaria de Saúde (um já recuperado) e outros três em laboratórios particulares (ambos já recuperados). “A somatória é de seis casos confirmados. São pessoas contaminadas e que estão no nosso meio. Por isso eu ressalto que precisamos tomar cuidado porque a situação pode complicar ainda mais. Tem pessoas já recuperadas e outras internadas que inspiram muitos cuidados. São vários tipos de pacientes e temos os contatos dessas pessoas que estão esperando resultados, podendo ter mais casos positivos nos próximos dias”, resumiu o secretário Edson Spiassi. O município conta ainda com três casos suspeitos, 28 descartados e 36 pessoas monitoradas.
Apelo para a população
O secretário de saúde ressaltou que precisa de apoio da população nas medidas de contenção ao vírus. “Pedimos a atenção redobrada dos duovizinhenses porque estamos numa crescente de casos na cidade e em toda a região Sudoeste. Nos últimos meses viemos falado sobre as medidas preventivas e já alertamos que a população estava voltando ao ritmo normal e isso poderia ser prejudicial. Com as duas confirmações em um dia, pedimos encarecidamente para a população se cuidar. Estamos entrando num período de feriadão e isso, muitas vezes, pode levar a aglomerações. Mantenham o distanciamento social, fiquem em casa, esse período não é para viajar, para fazer grandes reuniões. Isso não é frescura, invenção, é coisa séria”, disse.
Fechar o comércio?
Spiassi disse que o objetivo é manter as atividades comerciais em funcionamento, entretanto, medidas mais drásticas podem ser tomadas a qualquer momento. “Não queremos paralisar a economia do município, mas para isso, precisamos da prevenção. Nós temos um plano de ação montado e, se for necessário, voltamos com as barreiras, o fechamento do comércio. É drástico, complicado, mas pode acontecer. Temos indústrias do setor do agronegócio que é difícil parar porque o prejuízo econômico é muito grande, por isso, mais uma vez, o apelo para a população se conscientizar, usar máscara, higienizar as mãos e tomar todos os cuidados”, acrescentou.
Outra grande preocupação é que os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região estão ficando lotados em Francisco Beltrão e Pato Branco. “Vivemos um momento de mudança de temperaturas e de aumento de doenças. Os hospitais começam a ficar lotados, tanto UTIs, quanto quartos normais. Não queremos que algum paciente fique sem atendimento por falta de leito”, conclui.
Fonte: Assessoria Prefeitura / Jornal de Beltrão