Conselho Comunitário de Segurança de Dois Vizinhos entrega Plano de Segurança Escolar ao Prefeito
sexta, 23 de julho de 2021

É um formidável documento em favor da segurança escolar

CONSEG-DV entrega Plano de Segurança Escolar ao Prefeito Municipal

Na tarde de 21 de julho, quarta feira,  o Conselho Comunitário de Segurança de Dois Vizinhos – CONSEG-DV, entregou ao Prefeito Municipal o Plano de Segurança Escolar de Dois Vizinhos, brilhante trabalho da conselheira de segurança e técnica do Núcleo Regional de Educação, Márcia Rodrigues Balotin,    aprovado pelas Polícia Civil e Militar e pelo próprio CONSEG.

Estiveram presentes no ato, Secretários Municipais, Diretores, o Chefe do Núcleo Regional de Educação, Professor Dirsio Fereira da Silva, a Professora Leda Maria Ferrari, representando a Secretaria Municipal de Educação, o 1º. Tenente QOBM Ricardo Doum Fornalski Tavares, Comandante local do Corpo de Bombeiros, o 2º. Tenente QOBM Mateus Paggi, da 2ª. Companhia de Polícia Militar, integrantes do CONSEG e da Imprensa.

O plano é um importante instrumento em defesa das crianças, jovens, professores, servidores, enfim, de toda a comunidade escolar, com regras atuais e pertinentes a essa importante área da segurança pública do Estado do Paraná. E como disse o Presidente do CONSEG-DV, Advogado Dr. Willian Benini, “esse plano, elaborado com muita dedicação pela Márcia, busca, sobretudo, orientar e depois fiscalizar, ou mesmo impedir a entrada de pessoas suspeitas ou indesejáveis ao pátio e interior dos colégios,  tendo como principal finalidade a proteção dos alunos e corpo docente como um todo”.

O Plano sugere a colocação de portões eletrônicos nas entradas das escolas, bem como a instalação de câmeras de vigilância de alta resolução em pontos estratégicos do estabelecimento. Para a Professora Leda Maria Ferrari: “a pandemia nos obrigou a um controle mais eficiente nas entradas das escolas. Não podemos abrir mão da segurança de nossos alunos, professores, funcionários e pais. De maneira que esse plano veio em boa hora, e um portão eletrônico e câmeras serão de muita importância nesse contexto”.

O Professor Dirsio Ferreira da Silva, Chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, elogiou o trabalho da servidora Márcia. Salientou que o Núcleo está muito focado na segurança das escolas, e que esse plano será primordial para isto. Para o Professor Dirsio, a instalação de câmeras de segurança e portões eletrônicos são medidas muito eficientes e que se fazem necessárias para a segurança escolar.

O Prefeito Carlinhos Turatto recebeu o Plano de Segurança Escolar, elogiou a atitude do CONSEG e das autoridades e entidades envolvidas, mas enfatizou que: “temos que ser práticos e objetivos. De nada adianta um belo trabalho deste apenas no papel. Não podemos cercar as escolas com arames, mas darmos a devida atenção, inclusive com psicólogos, a todos os estudantes, sobretudo àqueles que são quietos demais, muito introvertidos e que não gostam de se misturar. Temos que ter psicólogos nas escolas em número suficientes para atender às demandas. Toda a atenção diária para com os pequenos é medida que se perfaz como muito importante. Precisamos investir em prevenção, em boa educação, pois isto é mais em conta do que gastar com repressão e presídios”

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos