DENGUE: A BATALHA CONTRA O MOSQUITO COMEÇA EM CASA!
segunda, 15 de janeiro de 2024

Reunião do Comitê de Controle de Arboviroses traça estratégias para conter a disseminação da Dengue em Dois Vizinhos.

A maior preocupação do Comitê de Controle de Arboviroses é evitar que o surto se transforme em epidemia.

Em meio ao aumento alarmante de casos de Dengue (61 casos confirmados hoje), Dois Vizinhos intensifica a luta contra o Aedes aegypti. O Comitê de Controle de Arboviroses se reuniu nesta segunda-feira, 15 de janeiro, na Secretaria Municipal de Saúde, para definir ações emergenciais para estancar o surto, focando especialmente nos bairros São Francisco de Assis e Vitória.

A Secretária de Saúde, Claudete Meurer, destaca que, embora o município esteja realizando todas as ações públicas que lhe compete, 90% dos criadouros do mosquito estão nas residências. Um sistema de drones, coordenado pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, mapeará os bairros afetados nos próximos dias, notificando famílias que não tomarem providências.

A conscientização é fundamental. Cada paciente com Dengue representa um custo significativo para o município. Medidas preventivas serão intensificadas, incluindo informação massiva por carros de som, visitas domiciliares e mobilização de todas as secretarias municipais.

A população estará sendo incentivada a assumir sua responsabilidade na luta contra a Dengue. Denúncias são bem-vindas, caso seus vizinhos não estejam cumprindo a parte deles, comunique imediatamente à Secretaria de Saúde e a Prefeitura solicitará autorização ao Ministério Público para a entrada dos agentes de combate a endemias (ACEs) juntamente com soldados da Polícia Militar em terrenos com focos do mosquito detectados pelos drones.

A prevenção é a chave. Elimine criadouros potenciais, use repelentes, mosquiteiros e, acima de tudo, participe ativamente na proteção de sua comunidade. A preocupação de todos é evitar que o surto se transforme em epidemia (no caso de Dois Vizinhos, ao ultrapassar os 135 casos).A Dengue é uma ameaça séria, mas juntos podemos vencer essa batalha pela saúde pública.