O Secretário Municipal de Saúde Edson Spiassi informou que o município de Dois Vizinhos está em alerta “amarelo” de acordo com o último LIRAa - Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, com a infestação do mosquito em 3,2%, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é até 1%.
A situação é a seguinte:
16 notificações, 06 negativadas e 10 amostras suspeitas aguardando resultado do Lacen – Laboratório Central do Estado do Paraná.
O Secretário informou que o Município já fez cadastro junto a SESA – Secretaria de Estado da Saúde para receber o novo inseticida para combater o mosquito da dengue, mas o produto deve chegar somente no início de março.
Por sua vez, nos locais onde ocorreram as notificações está sendo realizada a aplicação de fumacê leve (costal).
Na terça e na quarta-feira, dias 11 e 12 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde promoveu uma capacitação em Maringá sobre o uso do novo inseticida de combate à dengue para os profissionais das 22 Regionais de Saúde e municípios sede. O novo produto, o cielo, será enviado pelo Ministério da Saúde e deve chegar ao Estado em março.
Segundo Spiassi, profissionais da 8ª Regional de Saúde participaram do treinamento e nos próximos dias deverão repassar as informações e treinamentos para as equipes da Vigilância em Saúde de Dois Vizinhos, sobre como usar o produto.
Ressalta o Secretário que o inseticida só é eficaz para eliminação de parte dos mosquitos que estão voando, ou seja, o mais importante é eliminar os criadouros que estão em sua grande maioria, nas residências”, ou em terrenos baldios.
Para vencer esta guerra é preciso que a população se conscientize e elimine os criadouros do mosquito em suas casas, apartamentos e terrenos. A vigilância tem que ser constante.