DEPARTAMENTO DE CULTURA ATENDE MAIS DE 600 ALUNOS EM DIVERSAS MODALIDADES CULTURAIS E DE FORMA GRATUITA.
quarta, 16 de março de 2022


A cultura, assim como a educação, é instrumento de formação do cidadão, serve para desenvolver o senso crítico, possibilitar reflexões, desenvolver a comunicação seja ela em forma verbal ou corporal, trabalha a auto estima, estimula a crianças desde cedo a desenvolver aspectos importantes em todos os âmbitos, os quais trarão significativos resultados para os futuros cidadãos. Sem contar o quão é importante para o desenvolvimento de toda uma nação. Por este motivo, os direitos culturais são resguardados pela Constituição Federal.

A Administração Municipal através do Departamento de Cultura, estão oferecendo as crianças, jovens e até adultos, diversas modalidades, todas que vem de encontro à Cultura.

Um exemplo lindo e emocionante é o que milhares de pessoas puderam acompanhar no Natal Iluminado do ano passado, 2021, com o Grupo Adulto e Infantil do Coral Municipal.

Depois de 2 anos parados em virtude da pandemia e retornando aos poucos, neste ano de 2022 o Departamento de Cultura retoma 100% de suas aulas.

Vamos falar sobre as modalidades oferecidas:

DANÇA

Link para interessados Ballet:

Link para interessados outras modalidades dança:

O departamento conta com 4 modalidades de Dança, sob a coordenação da professora Vanessa Amaral, sendo elas:

Ballet, Jazz, dança contemporânea e urbana.

  • No ballet algumas turmas já iniciaram e as matrículas para vagas remanescentes já estão disponíveis. Nesta modalidade o Departamento oferece vagas para crianças com idade mínima de 5 anos, iniciando assim no Baby Class, passando para o iniciante acima de 7 anos, intermediário e avançado.
  • No jazz e na Dança Contemporânea a idade permitida para iniciar é com 8 anos, também há vários níveis. Neste caso não há para crianças menores.
  • Nas Danças urbanas, o  foco é trabalhar a base e a técnica do hip-hop, também a  coordenação motora básica (motricidade, agilidade, equilíbrio, entre outros). Essa modalidade é indicada para crianças a partir dos 06 anos de idade.

Conforme o Departamento somente na área da Dança há aproximadamente 130 alunos já inscritos, e as matrículas para vagas remanescentes e interessados já se encontram disponíveis. Os links estão sendo divulgados pela página oficial, Departamento de Cultura no facebook e nos perfis do Corpo Municipal de Dança no instagram (@corpomunicipal) e Departamento de Cultura (@departamento_de_cultura.dvz). Destacamos que qualquer modalidade é ofertada de forma gratuita.

ARTE CIRCENSE

Link para interessados:

A grande novidade é a Arte Circense, que iniciará no início do mês de abril, no Pavilhão do Bairro Santa Luiza, o qual está passando por reformas para melhor atender os alunos.

Nesta modalidade, as aulas acontecerão dois dias na semana e serão 2 turmas formadas, totalizando aproximadamente 100 alunos. As aulas acontecerão nas terças e quintas-feiras, turma da manhã das 8 as 11hs e uma turma a tarde das 14 às 17horas.

Podem se inscrever crianças a partir de 6 até 17 anos. O departamento está investindo na compra de equipamentos para esta modalidade, de maneira a oferecer uma oficina de qualidade e gratuita no atendimento a nossas crianças, adolescentes e jovens.

As aulas serão ministradas por dois professores sendo um deles diretor em artes circense, Professor Natã Jardel, que conta com vasta experiência na área, e um professor assistente, que também possui uma grande carga horária de experiência profissional e diversos cursos na área.

“Pensando no melhor a nossos alunos, e preocupados também com a segurança e a qualidade nestas oficinas, a Administração Municipal fez a contratação do professor principal por meio de licitação, já o professor assistente a preocupação e a exigência foi que o mesmo tivesse uma carga horária de cursos e aperfeiçoamentos de grande relevância também na área circense”, destacou a Diretora do Departamento de Cultura Gilvana Fatima Schmoeller.

PROJETO BRINCANTO

Link para interessados:

Ainda no Bairro Santa Luzia, agora nas dependências da Escola Municipal Santa Luzia, outra modalidade cultural que está sendo ofertada é o Projeto BrinCanto, o qual contempla o canto. O projeto tem por objetivo desenvolver a musicalidade das crianças e é destinado a crianças de 8 a 12 anos de toda a comunidade independente da escola que frequenta. As aulas acontecem todas as quartas-feiras, sendo ministradas pela Professora Bruna Salvador. Este é um projeto piloto que deverá ser estendido para outros bairros da cidade.

 

GRUPO DE CANTO DE DOIS VIZINHOS

Link para interessados:

Mais uma modalidade na área da Cultura são as aulas de Canto que já iniciaram no mês de fevereiro, abrangendo o público adulto e infantil. As aulas acontecem no Centro Cultural Arte e Vida nas segundas-feiras das 19s às 21h para os adultos e nas terças-feiras das 18h às 19h30 com as crianças, ambas ministradas pelo professor Jades Henrique com auxilio também da professora e Diretora Gilvana.

O grupo de Canto já está em fase de produção dos próximos espetáculos: As Rainhas do Rádio e os Saltimbancos.

PINTURA EM TELA

Link para interessados:

As aulas de pintura em tela oferecidas pelo Departamento de Cultura, são ministradas pela professora e artista plástica Danieli Agostini, a qual coordenou a Exposição Dois Vizinhos Nossa Terra em 2021. Essa exposição conta com 13 obras que retratam pontos que marcam a identidade e a beleza do nosso município. No momento a exposição encontra-se montada no Centro Cultural Arte e vida, no dia 21/03 seguirá de forma itinerante para a biblioteca da UTFPR e no dia 04/04 para a Prefeitura Municipal.

Para este ano está sendo desenvolvida a exposição "Para Sempre Van Gogh" com 35 releituras de obras de um dos maiores pintores da história da arte ocidental: Vicent Willen Van Gogh.

O curso tem duração de dois anos e as turmas são divididas de acordo com a faixa etária de cada aluno.  No momento as turmas estão montadas, havendo lista de espera para interessados em frequentar as aulas.

DEMAIS MODALIDADES QUE DEVERÃO ABRIR ESTE ANO

O Departamento de Cultura está trabalhando na busca de profissionais para atender as demandas de outras modalidades artístico-culturais, tais como teatro, danças folclóricas e tradicionalistas, aulas de instrumentos, entre outros e assim expandir o atendimento à população duovizinhense.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Visitas: 2125