A cultura, assim como a educação, é instrumento de formação do cidadão, serve para desenvolver o senso crítico, possibilitar reflexões, desenvolver a comunicação seja ela em forma verbal ou corporal, trabalha a auto estima, estimula a crianças desde cedo a desenvolver aspectos importantes em todos os âmbitos, os quais trarão significativos resultados para os futuros cidadãos. Sem contar o quão é importante para o desenvolvimento de toda uma nação. Por este motivo, os direitos culturais são resguardados pela Constituição Federal.
A Administração Municipal através do Departamento de Cultura, estão oferecendo as crianças, jovens e até adultos, diversas modalidades, todas que vem de encontro à Cultura.
Um exemplo lindo e emocionante é o que milhares de pessoas puderam acompanhar no Natal Iluminado do ano passado, 2021, com o Grupo Adulto e Infantil do Coral Municipal.
Depois de 2 anos parados em virtude da pandemia e retornando aos poucos, neste ano de 2022 o Departamento de Cultura retoma 100% de suas aulas.
Vamos falar sobre as modalidades oferecidas:
DANÇA
Link para interessados Ballet:
Link para interessados outras modalidades dança:
O departamento conta com 4 modalidades de Dança, sob a coordenação da professora Vanessa Amaral, sendo elas:
Ballet, Jazz, dança contemporânea e urbana.
- No ballet algumas turmas já iniciaram e as matrículas para vagas remanescentes já estão disponíveis. Nesta modalidade o Departamento oferece vagas para crianças com idade mínima de 5 anos, iniciando assim no Baby Class, passando para o iniciante acima de 7 anos, intermediário e avançado.
- No jazz e na Dança Contemporânea a idade permitida para iniciar é com 8 anos, também há vários níveis. Neste caso não há para crianças menores.
- Nas Danças urbanas, o foco é trabalhar a base e a técnica do hip-hop, também a coordenação motora básica (motricidade, agilidade, equilíbrio, entre outros). Essa modalidade é indicada para crianças a partir dos 06 anos de idade.
Conforme o Departamento somente na área da Dança há aproximadamente 130 alunos já inscritos, e as matrículas para vagas remanescentes e interessados já se encontram disponíveis. Os links estão sendo divulgados pela página oficial, Departamento de Cultura no facebook e nos perfis do Corpo Municipal de Dança no instagram (@corpomunicipal) e Departamento de Cultura (@departamento_de_cultura.dvz). Destacamos que qualquer modalidade é ofertada de forma gratuita.
ARTE CIRCENSE
A grande novidade é a Arte Circense, que iniciará no início do mês de abril, no Pavilhão do Bairro Santa Luiza, o qual está passando por reformas para melhor atender os alunos.
Nesta modalidade, as aulas acontecerão dois dias na semana e serão 2 turmas formadas, totalizando aproximadamente 100 alunos. As aulas acontecerão nas terças e quintas-feiras, turma da manhã das 8 as 11hs e uma turma a tarde das 14 às 17horas.
Podem se inscrever crianças a partir de 6 até 17 anos. O departamento está investindo na compra de equipamentos para esta modalidade, de maneira a oferecer uma oficina de qualidade e gratuita no atendimento a nossas crianças, adolescentes e jovens.
As aulas serão ministradas por dois professores sendo um deles diretor em artes circense, Professor Natã Jardel, que conta com vasta experiência na área, e um professor assistente, que também possui uma grande carga horária de experiência profissional e diversos cursos na área.
“Pensando no melhor a nossos alunos, e preocupados também com a segurança e a qualidade nestas oficinas, a Administração Municipal fez a contratação do professor principal por meio de licitação, já o professor assistente a preocupação e a exigência foi que o mesmo tivesse uma carga horária de cursos e aperfeiçoamentos de grande relevância também na área circense”, destacou a Diretora do Departamento de Cultura Gilvana Fatima Schmoeller.
PROJETO BRINCANTO
Ainda no Bairro Santa Luzia, agora nas dependências da Escola Municipal Santa Luzia, outra modalidade cultural que está sendo ofertada é o Projeto BrinCanto, o qual contempla o canto. O projeto tem por objetivo desenvolver a musicalidade das crianças e é destinado a crianças de 8 a 12 anos de toda a comunidade independente da escola que frequenta. As aulas acontecem todas as quartas-feiras, sendo ministradas pela Professora Bruna Salvador. Este é um projeto piloto que deverá ser estendido para outros bairros da cidade.
GRUPO DE CANTO DE DOIS VIZINHOS
Mais uma modalidade na área da Cultura são as aulas de Canto que já iniciaram no mês de fevereiro, abrangendo o público adulto e infantil. As aulas acontecem no Centro Cultural Arte e Vida nas segundas-feiras das 19s às 21h para os adultos e nas terças-feiras das 18h às 19h30 com as crianças, ambas ministradas pelo professor Jades Henrique com auxilio também da professora e Diretora Gilvana.
O grupo de Canto já está em fase de produção dos próximos espetáculos: As Rainhas do Rádio e os Saltimbancos.
PINTURA EM TELA
As aulas de pintura em tela oferecidas pelo Departamento de Cultura, são ministradas pela professora e artista plástica Danieli Agostini, a qual coordenou a Exposição Dois Vizinhos Nossa Terra em 2021. Essa exposição conta com 13 obras que retratam pontos que marcam a identidade e a beleza do nosso município. No momento a exposição encontra-se montada no Centro Cultural Arte e vida, no dia 21/03 seguirá de forma itinerante para a biblioteca da UTFPR e no dia 04/04 para a Prefeitura Municipal.
Para este ano está sendo desenvolvida a exposição "Para Sempre Van Gogh" com 35 releituras de obras de um dos maiores pintores da história da arte ocidental: Vicent Willen Van Gogh.
O curso tem duração de dois anos e as turmas são divididas de acordo com a faixa etária de cada aluno. No momento as turmas estão montadas, havendo lista de espera para interessados em frequentar as aulas.
DEMAIS MODALIDADES QUE DEVERÃO ABRIR ESTE ANO
O Departamento de Cultura está trabalhando na busca de profissionais para atender as demandas de outras modalidades artístico-culturais, tais como teatro, danças folclóricas e tradicionalistas, aulas de instrumentos, entre outros e assim expandir o atendimento à população duovizinhense.