Somente no ano de 2021 mais de 11 toneladas de resíduos eletrônicos foram coletados através da Campanha realizada pela Administração Municipal e Conselhos.
A conscientização sobre o descarte consciente do lixo eletrônico que muitas vezes acumulamos em nossa residência, é de responsabilidade de todos.
Essa é uma ação na qual é denominada de LOGÍSTICA REVERSA, um processo de gerenciamento dos produtos após o fim do seu ciclo de vida, procurando neutralizar seu impacto ambiental. Lembrando que a responsabilidade, neste caso, não é Administração Municipal no recolhimento desse lixo.
O correto seria descartar estes produtos nas empresas as quais foram responsáveis pela produção ou mesmo pela venda da mercadoria ao consumidor final, mas infelizmente, nem todos sabem e nem mesmo as empresas responsáveis pelo produto o fazem.
Desta forma, a Administração Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, juntamente com os Conselhos de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural (CMMA e CMDRMA) estarão realizando no próximo dia 17 de março, uma quinta-feira, das 8h30 às 16h no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais e Orgânicos, anexo a sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, mais uma edição da Campanha de Recolhimento do Lixo Eletrônico Residencial, evento este alusivo ao Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 de março.
O objetivo é que todos tragam de casa os equipamentos que já não têm serventia. “Esses são resíduos de descarte difícil e muitas vezes fica misturado ao lixo comum. Nossa preocupação sempre será com o meio ambiente, oferecendo condições para a preservação, e essas ações e campanhas criadas, se usadas e apoiadas por todos os munícipes, somente trará benefícios a todos em especial ao nosso eco sistema, meio ambiente”, destacou o Secretário da pasta José Carlos Ventura Junior.
Poderão ser descartados itens como monitores, gabinetes, teclados, impressoras, mouses, pilhas e baterias de aparelhos eletrônicos, batedeiras, máquinas fotográficas, fornos elétricos, rádios, televisores, celulares, telefones, ferro de passar, geladeiras, fogão, máquina de lavar roupas, relógios e micro-ondas, entre outros. Com a apresentação de Nota Fiscal ou CPF particular.
ATENÇÃO: não serão aceitos lixo eletrônicos de lojas ou eletrônicas, esses devem ser devolvidos onde comprou conforme Lei Federal 12.305/2010 – LOGISTICA REVERSA, ou seja, RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA.
Não serão aceitas lâmpadas de LED e incandescente, ou lâmpadas quebradas, estes materiais possuem legislação específica para seu descarte.
Somente nas duas edições realizadas no ano passado, 2021, mais e 11 toneladas de resíduos foram coletados, pelos organizadores, e corretamente direcionados através da empresa PEMA de Dois Vizinhos.
Vale lembrar novamente que a responsabilidade do descarte correto desse lixo não é da Administração Municipal, e sim de cada cidadão. O correto é descartar onde comprou, ou seja, na empresa que forneceu o produto - LOGÍSTICA REVERSA, a responsabilidade da Administração Municipal é apenas a coleta semanal do Lixo residencial.
Maiores informações junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. (46) 3536-5847.