DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO SERÁ NA PRÓXIMA SEMANA EM DOIS VIZINHOS
segunda, 07 de março de 2022

Somente no ano de 2021 mais de 11 toneladas de resíduos eletrônicos foram coletados através da Campanha realizada pela Administração Municipal e Conselhos.

A conscientização sobre o descarte consciente do lixo eletrônico que muitas vezes acumulamos em nossa residência, é de responsabilidade de todos.

Essa é uma ação na qual é denominada de LOGÍSTICA REVERSA, um processo de gerenciamento dos produtos após o fim do seu ciclo de vida, procurando neutralizar seu impacto ambiental. Lembrando que a responsabilidade, neste caso, não é Administração Municipal no recolhimento desse lixo.

O correto seria descartar estes produtos nas empresas as quais foram responsáveis pela produção ou mesmo pela venda da mercadoria ao consumidor final, mas infelizmente, nem todos sabem e nem mesmo as empresas responsáveis pelo produto o fazem.

Desta forma, a Administração Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, juntamente com os Conselhos de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural (CMMA e CMDRMA) estarão realizando no próximo dia 17 de março, uma quinta-feira, das 8h30 às 16h no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais e Orgânicos, anexo a sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, mais uma edição da Campanha de Recolhimento do Lixo Eletrônico Residencial, evento este alusivo ao Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 de março.

O objetivo é que todos tragam de casa os equipamentos que já não têm serventia. “Esses são resíduos de descarte difícil e muitas vezes fica misturado ao lixo comum. Nossa preocupação sempre será com o meio ambiente, oferecendo condições para a preservação, e essas ações e campanhas criadas, se usadas e apoiadas por todos os munícipes, somente trará benefícios a todos em especial ao nosso eco sistema, meio ambiente”, destacou o Secretário da pasta José Carlos Ventura Junior.

Poderão ser descartados itens como monitores, gabinetes, teclados, impressoras, mouses, pilhas e baterias de aparelhos eletrônicos, batedeiras, máquinas fotográficas, fornos elétricos, rádios, televisores, celulares, telefones, ferro de passar, geladeiras, fogão, máquina de lavar roupas, relógios e micro-ondas, entre outros. Com a apresentação de Nota Fiscal ou CPF particular.

ATENÇÃO: não serão aceitos lixo eletrônicos de lojas ou eletrônicas, esses devem ser devolvidos onde comprou conforme Lei Federal 12.305/2010 – LOGISTICA REVERSA, ou seja, RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA.

Não serão aceitas lâmpadas de LED e incandescente, ou lâmpadas quebradas, estes materiais possuem legislação específica para seu descarte.

Somente nas duas edições realizadas no ano passado, 2021, mais e 11 toneladas de resíduos foram coletados, pelos organizadores, e corretamente direcionados através da empresa PEMA de Dois Vizinhos.

Vale lembrar novamente que a responsabilidade do descarte correto desse lixo não é da Administração Municipal, e sim de cada cidadão. O correto é descartar onde comprou, ou seja, na empresa que forneceu o produto - LOGÍSTICA REVERSA, a responsabilidade da Administração Municipal é apenas a coleta semanal do Lixo residencial.

Maiores informações junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. (46) 3536-5847.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social