DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: REFLEXÃO E CELEBRAÇÃO DA LUTA POR IGUALDADE
segunda, 20 de novembro de 2023

Bruno Lima, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Dois Vizinhos, destaca a importância do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como data simbólica de resistência e combate ao racismo.

Bruno Felipe Alves de Lima, Chefe de Gabinete do Executivo Municipal de Dois Vizinhos

No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a cidade de Dois Vizinhos junta-se à reflexão e celebração dessa data emblemática. Bruno Felipe Alves de Lima, Chefe de Gabinete do Executivo e único secretário municipal que se declara negro no atual governo, expressa sua consideração sobre a relevância do dia.

O advogado Bruno Lima enfatiza que, “para além das homenagens a Zumbi e ao Quilombo dos Palmares, o Dia da Consciência Negra ilumina questões fundamentais, como o racismo e a desigualdade presentes na sociedade brasileira. É uma oportunidade de relembrar a luta dos africanos escravizados no passado e, ao mesmo tempo, reforçar a importância da batalha contínua por uma sociedade mais justa”.

A data foi oficialmente instituída pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, em referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi foi morto em 1695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho, e sua figura tornou-se símbolo da resistência à escravidão no Brasil.

Bruno Lima destaca ainda que: “O dia 20 de novembro é um momento para celebrar e recordar a luta dos negros contra a opressão no Brasil, escolhendo preferencialmente esse dia, ao invés do 13 de maio, data da abolição da escravatura. O Dia da Consciência Negra é considerado mais representativo, marcando a reivindicação por direitos e a resistência contínua da minoria, que na verdade é uma grande maioria, representada pelos afro-brasileiros”.

A figura de Zumbi dos Palmares é particularmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo dessas conquistas, e sua importância é reconhecida nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Zumbi é indicado como uma personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico, exemplificando a luta dos negros no Brasil.

Neste Dia da Consciência Negra, a cidade de Dois Vizinhos se une às celebrações, promovendo reflexões sobre igualdade, respeito e a importância de construir uma sociedade verdadeiramente justa e inclusiva.