DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS EM DOIS VIZINHOS: TESTES RÁPIDOS DISPONÍVEIS NAS UNIDADES DE SAÚDE
quinta, 30 de novembro de 2023

Município aproveita o Dia Mundial de Combate à AIDS, reforça a importância da testagem e destaca avanços no enfrentamento à epidemia

Dois Vizinhos na Luta Contra a AIDS: Testes Rápidos Disponíveis em Todas as Unidades de Saúde

No Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Dois Vizinhos reforça seu compromisso com a prevenção e o enfrentamento ao HIV/Aids. Transformar essa data em um marco de solidariedade, tolerância e compreensão é essencial para combater o preconceito e a discriminação associados à doença.

O município de Dois Vizinhos integra o esforço global para promover a conscientização e a importância da testagem no combate à epidemia de HIV/Aids. A Assembleia Mundial de Saúde estabeleceu o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS em 1987, e desde então, milhões de pessoas ao redor do mundo unem forças para apoiar aqueles que vivem com o vírus e promover medidas preventivas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 33 milhões de pessoas convivem com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos. No Brasil, o enfrentamento ao HIV/Aids é uma prioridade, com o Sistema Único de Saúde (SUS) garantindo acesso universal a medicamentos, exames e acompanhamento médico.

Em Dois Vizinhos, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que a testagem rápida para o HIV está disponível em todas as unidades de saúde do município. Os interessados em realizar o teste podem procurar a unidade mais próxima de sua residência. A testagem rápida é uma ferramenta eficaz para identificar precocemente o vírus, possibilitando o início imediato do tratamento e contribuindo para a qualidade de vida dos pacientes.

O governo brasileiro anuncia avanços significativos na produção de medicamentos para o tratamento do HIV, fortalecendo a oferta de antirretrovirais pelo SUS. A parceria entre o Ministério da Saúde, Farmanguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o laboratório internacional Bristol-Myers Squibb visa produzir o atazanavir, medicamento utilizado por cerca de 20% dos soropositivos.

Dois Vizinhos reafirma seu compromisso em oferecer assistência integral às pessoas vivendo com HIV/Aids e destaca a importância da prevenção por meio da testagem regular. A testagem rápida é gratuita, confidencial e está acessível a todos, contribuindo para uma comunidade mais saudável e informada.