Atividade promovida pela Secretaria da Mulher, Idoso e Juventude busca manter a saúde e alegria na melhor idade.
Na terceira idade, a importância de atividades recreativas e lúdicas é fundamental para a manutenção da saúde física e mental dos idosos. Conscientes de que os sentidos tendem a diminuir com o passar dos anos, a equipe da Secretaria da Mulher, Idoso e Juventude organizou uma atividade especial denominada "Trilha Sensorial".
A dinâmica teve início com uma caminhada pelas ruas próximas à sede da secretaria, onde os idosos foram estimulados a observar objetos com diversas cores, formas e tamanhos, ouvir diferentes sons, sentir o aroma das árvores e tocar em diferentes texturas naturais. A proposta visa preservar e aprimorar os valores sensoriais que coordenam o corpo, proporcionando uma experiência divertida, descontraída e socializante.
Para tornar a atividade ainda mais enriquecedora, foram colocadas pistas no percurso, desafiando os participantes a usá-las em uma atividade complementar ao retornarem da caminhada.
Ao compartilharem suas percepções sobre o percurso, os participantes fortaleceram o vínculo emocional e promoveram uma troca de experiências enriquecedora. A dinâmica não deixou de incluir o sentido do paladar, oferecendo um delicioso lanche para que os idosos pudessem apreciar e observar diferentes sabores.
"Os nossos idosos merecem esse cuidado, afinal, são pessoas que dedicaram tanto de suas vidas ao nosso município. Não podemos deixá-los para trás, e atividades como essa fortalecem não apenas a saúde física, mas também o vínculo emocional e a alegria de viver na melhor idade", destaca Silvana Lourdes Pellin, Secretária da Mulher, Idoso e Juventude de Dois Vizinhos.