Dois Vizinhos, 60 Anos de Emancipação Político-administrativa

Terra de desbravadores pioneiros


Dois Vizinhos, 60 Anos de Emancipação Político-administrativa

Dia 28 de Novembro de 2021 – domingo próximo, Dois Vizinhos completará 60 anos de emancipação político-administrativa como Município.  Imaginemos um filme da história desta amada terra. Viajemos no tempo.

“1940. Aqui, a Colônia Missões, área situada a Oeste do Rio Chopim, município de Pato Branco. Chegam aventureiros pela água e acampam junto à foz do Rio Chopim. Depois, em lombos de cavalos, mulas, em carroças e carroções vem gaúchos e catarinenses, gente de fibra e coragem. Boa caça, peles para comercializar. Terra fértil, água em abundância. Tudo, enfim, compensa o sacrifício. Então, resolvem ficar. Cada pioneiro ou família “tira” ou demarca o seu sítio, instalando-se como nossos primeiros moradores. Com o que tem de ferramentas, passam a derrubar e roçar mato e plantar milho, feijão, arroz, mandioca e abóboras, e a extrair madeiras dos imensos pinheirais para as suas casas. Um povoado, uma cidade, um município em gestação”.

Ainda até o início da década de 1950, somente a cavalo ou pelo leito dos rios podia-se chegar a Dois Vizinhos. Mesmo assim, aquelas primeiras famílias e muitas outras aqui se estabeleceram, trazendo o desenvolvimento para estes pagos.

Em 15 de novembro de 1953, foi criado o distrito administrativo e judiciário de Dois Vizinhos, sendo designado Teodorico Guimarães para subprefeito e Ary Jayme Müller para escrivão.

O município de Dois Vizinhos foi criado pela Lei nº 4254 de 25 de julho de 1960, projeto apresentado à Assembleia Legislativa do Paraná pelo então deputado estadual Domício Scaramella, lá da região de União da Vitória, sancionado o projeto pelo Governador Moisés Lupion.

Dois Vizinhos passou por um período de transição até a sua instalação política e administrativa como município, período este em que foram Prefeitos, nomeados pelo Governador do Estado, os Senhores:   Ivo Cartegiani e Clemente Luiz Boaretto. 

A instalação político-administrativa de Dois Vizinhos ocorreu em 28 de novembro de 1961, com a posse do primeiro prefeito eleito, Sr. Germano Stedille.

Reconheçamos o valor de nossos abnegados pioneiros. Aqui chegaram depois de dias de viagem, e neste lugar plantaram sonhos, esperanças. Pela força das suas orações, do suor e lágrimas derramados na busca de ideais e objetivos traçados, com ferramentas simples ou rústicas, abriram picadas, caminhos, estradas, plantaram e colheram roças. Não desistiram, venceram batalhas pelo chão, conquistaram vitórias e nos presentearam com esta majestosa e amada terra de progresso e perene desenvolvimento.

Dois Vizinhos, um lugar bom para se viver, constituir família, criar filhos e crescer. Merecidamente, a Capital Nacional do Frango. Parabéns a Dois Vizinhos e a todos nós. Profundo respeito aos nossos pioneiros, muito especialmente aos que já se foram.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing


Visitas: 7991
 
Facebook Twitter WhatsApp
Logo
Pesquisa-satisfacao