DOIS VIZINHOS CRIA COMITÊ GESTOR COVID-19 E FECHA ACESSOS A CIDADE.
sábado, 21 de março de 2020

Diante do avanço do COVID-19 em todo o mundo e informações de casos suspeitos na região e caso confirmado em Pato Branco, o Prefeito Raul Camilo Isotton juntamente com a ACEDV e com o apoio de médicos, clubes de serviço e lideranças, decidiu criar o Comitê Gestor Covid-19.

Entre as decisões tomadas, está o fechamento da cidade com três bloqueios de verificação que já estão sendo montados neste sábado, 21: um na entrada de Francisco Beltrão (Trevo da Saramandaia), outro nos fundos do Parque de Exposições e outro no Posto Lourenço. “Criamos esse comitê gestor do Covid-19.

Nestas barreiras estarão equipes do Deptran-DV, Agentes de Epidemiologia, agentes de Saúde, Fiscalização e Polícia Militar.

“A nossa mensagem hoje é que, realmente, a situação é grave e tratamos nesse comitê, ontem, às 22h, uma reunião com diversas lideranças e montamos três subcomitês: um de saúde, outro para levar informação para o nosso cidadão e outro para tomar medidas que estamos tomando já em relação a nossa região. Nosso comércio já está fechado, a tendência é que se fecha ainda mais pela iniciativa dos empresários, temos um toque de recolher e pedimos para os municípios vizinhos ter empenho também para que não se propague a doença. Segundo informações dos médicos, que estão em contato com municípios de epidemia e estão vivendo um caos. Não podemos deixar chegar a esse ponto”, disse o prefeito Raul Isotton.

Ele destacou que como o problema é mundial, não se tem como levar pacientes em estado grave para os municípios maiores. “O paciente com coronavírus não podemos levar para os grandes centros. Temos que monitorar as pessoas que chegam, mas muitos vão ter que voltar. Isolamento não é férias. As fronteiras vão ser fechadas, num primeiro momento será só o controle de entrada e saída com ficha cadastral, mas isso pode mudar. Não temos motivos para recebermos pessoas de fora. O que vai vir fazer aqui se não for extrema urgência? Essas medida é rígida e precisamos que as pessoas não saiam de casa. Existe o direito de ir e vir, mas queremos a compreensão de todos para não ter um colapso na saúde”, completa o prefeito.

As autoridades vão conceder uma entrevista às 17h deste sábado, 21, para explicar o novo decreto emitido neste sábado.