DOIS VIZINHOS ESCREVENDO UM NOVO CAPÍTULO NA HISTÓRIA DO TURISMO REGIONAL
quarta, 17 de abril de 2024

Autoridades e empreendedores se reúnem para impulsionar o turismo em Dois Vizinhos e na região

Na noite de terça-feira, 16, um evento no Sítio do Vale (antigo Vale dos Ventos), em Dois Vizinhos, marcou o pontapé da Jornada Regiões Turísticas Vales do Iguaçu. Até sexta-feira, 19, membros da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) vão percorrer diversas cidades em toda região, culminando com um grande evento em Pato Branco. Diversos empreendedores participaram da reunião, assim como professores da UTFPR, representantes de órgãos governamentais, da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), dos Grupos AndeDV, Santiago Dois Vizinhos e da Cresol Pioneira. O momento foi tratado como histórico já que é a primeira vez que representantes da SETUR visitam o município. “Esse momento é histórico e vai ser um divisor de águas para a nossa região”, disse Adriano Radaelli, diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste.

A anfitriã Lucimar Meurer Jacob contou como a família iniciou o projeto turístico. “Há 65 anos minha família está aqui e o amor pela terra fez com que ficássemos na propriedade. Na pandemia, despertou essa ideia de receber pessoas. Foi um momento muito marcante, significativo. Não esperávamos viver daquele jeito, presos em casa e nossa família teve uma experiência diferenciada por poder usufruir dessa propriedade. A partir daí, resolvemos pensar em alugar o espaço para outras pessoas. Colocamos no Airbnb, teve boa aceitação, começamos a melhorar a casa, promover eventos, o turismo conquista porque é agradável de se fazer. Seguimos em obras, tentando melhorar, mas é uma grande honra receber vocês”, explicou.

Rogério Sidral, presidente da Agência Regional, destacou que o associativismo o apresentou para o turismo. “Nada é por acaso na vida da gente. Quando se entra no associativismo, você trabalha em várias frentes. Nesse cenário, o turismo surgiu e as portas se abriram. Hoje, conseguimos reunir lideranças para desenvolver esse setor tão importante. De sete anos pra cá, saímos de não falar em turismo para ter uma estrutura. Com apoio da secretaria, acreditamos que tenhamos a condição de fazer o turismo ser implementado cada vez mais na nossa região”, completou.

Edson Spiassi, chefe do Núcleo Regional de Turismo, exaltou o potencial do Sudoeste. “Há seis meses, quando fui convidado pra entrar nesse negócio chamado turismo, confesso que não queria. Com o passar do tempo, a gente vai se apaixonando, estuda, aprende e temos o privilégio do nosso governo investir muito. Com isso, passei a visitar os municípios, secretários, prefeitos e ver como estava o turismo na região e aí eu descobri o potencial que temos aqui. Vamos começar a trazer gente de fora para deixar seu dinheiro aqui. Vemos que os empreendedores estão com sangue nos olhos para fazer acontecer”, completa.

O diretor de turismo de Dois Vizinhos, Flávio Galeazzi, exaltou as ações no município. “Estamos trabalhando muito forte com as parcerias e isso é muito importante. Temos um norte com o Plano Dois Vizinhos 2030 e vamos trabalhando para que as coisas aconteçam. Avançamos bastante, já somos líderes em diversos segmentos e agora buscamos também a vanguarda no turismo. Temos demandas, por exemplo, uma simples sinalização turística já ajuda bastante porque nossa região oferece vales, montanhas, florestas, rios, cachoeiras num cantinho muito especial do Paraná”.

Alessandra de Paula Xavier, assessora técnica e turismóloga da SETUR, elogiou a estrutura que está sendo montada no município. “Ouvimos tudo aqui com muito carinho, mas podemos ver que as coisas estão acontecendo. A riqueza da região é muito grande. Sou turismóloga, estou no turismo desde 2009 e sempre digo que toda a sociedade tem que entender o processo do turismo e seu papel. Não viemos para ensinar ou prometer, viemos para somar, fazer parte e tentar auxiliar. Queremos criar roteiros institucionais para que o Viaje Paraná possa promover. Vocês têm tudo e o principal é o amor, o carinho pelo trabalho desenvolvido que isso faz acontecer”, disse.

Sandra Maria Negrini, coordenadora de promoção e inovação da SETUR, exaltou a importância da reunião. “Viemos para fazer sensibilização, mas estou quase indo embora. Vocês já fazem tudo que gostaríamos que o Paraná todo estivesse fazendo. É invejável o que vocês estão fazendo! Trabalhamos na indústria da felicidade. O turismo é aquela coisa que faz bem para todos. Vivendo momento único em relação ao turismo no Paraná e temos que fazer desse momento um legado. O governador aposta e investe nisso, as pessoas fazem acontecer e está nas nossas mãos fazer agora. Secretário Márcio Nunes trabalhando muito para que a gente transforme o Paraná num estado não só pra mostrar as belezas, mas em renda, emprego, em dinheiro”, conclui.

Fonte: Portal Educadora