DOIS VIZINHOS FORTALECE O APOIO AOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS COM SESSÃO DE CRÉDITO E NEGÓCIOS
terça, 10 de outubro de 2023

Evento promoveu a integração empresarial e orientação financeira para o crescimento sustentável dos MEIs

O Colégio SESI de Dois Vizinhos foi o palco de uma Sessão de Crédito e Negócios dedicada aos Microempreendedores Individuais (MEIs). O evento, realizado no final de agosto, teve como principal objetivo promover a interação entre empresários locais, permitindo que divulgassem suas iniciativas e, ao mesmo tempo, conhecessem as oportunidades de crédito oferecidas pelas cooperativas financeiras que atuam no município.

Esta iniciativa é mais um passo dado pela Administração Municipal, em parceria com o SEBRAE, para criar um ambiente propício ao empreendedorismo na cidade. Além disso, ela contribui para a implementação da política pública de acesso ao crédito, um dos pilares da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Diversos parceiros estiveram presentes no evento, incluindo o SEBRAE, SESI, ACEDV, Fomento Paraná (representada pelo Agente de Crédito Laudecir Jankoski, que atua junto à Agência do Trabalhador) e as Cooperativas de Crédito Cresol, Evolua, Sicoob e Sicredi.

O Secretário Alexsandro Alff, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Turismo, enfatizou que a iniciativa visa estreitar os laços entre os microempreendedores e as opções de crédito disponíveis. Ele destacou o papel fundamental desempenhado pela Sala do Empreendedor em Dois Vizinhos, liderada pelo servidor Valdemir de Almeida, que oferece informações, orientações sobre abertura e formalização de MEIs, auxílio na emissão de documentos, como guias de pagamento e notas fiscais, bem como capacitação para empreendedores.

Claudocir Conceição, Consultor do SEBRAE, ressaltou a importância do crédito empresarial em diversas situações, como aumento do capital de giro, liquidação de dívidas, financiamento de aquisições e expansão de negócios. No entanto, ele alertou que o uso inadequado do crédito pode representar um desafio, podendo até mesmo levar ao declínio de uma empresa. Portanto, é crucial que os empresários compreendam como acessar o crédito de forma consciente e orientada.

O prefeito Carlinhos Turatto destacou a importância dessa iniciativa: "Sempre acreditamos no potencial dos nossos microempreendedores e é nosso dever dar o suporte necessário para que eles cresçam e prosperem em nossa comunidade. Essa Sessão de Crédito e Negócios é mais um passo para fortalecer o empreendedorismo local e impulsionar a economia de Dois Vizinhos."