DOIS VIZINHOS INICIA APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE BIVALENTE CONTRA COVID-19 PARA IDOSOS E IMUNOCOMPROMETIDOS
quarta, 13 de dezembro de 2023

Ação preventiva do Ministério da Saúde diante de novas sublinhagens da variante motivou a recomendação; vacinas estão disponíveis nas unidades de Estratégia Saúde da Família.

A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos iniciou a aplicação de segunda dose com a vacina bivalente contra a covid-19 .

A Secretaria Municipal de Saúde de Dois Vizinhos anunciou o início da aplicação da segunda dose da vacina bivalente contra a COVID-19 para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses. A medida visa reforçar a proteção desses grupos considerados mais vulneráveis ao vírus.

Os imunocomprometidos, caracterizados por terem os mecanismos de defesa (sistema imunológico) comprometidos, incluem pacientes oncológicos, soropositivos ou transplantados. Destaca-se que os pacientes com transplante recente de medula óssea são considerados um grupo extremamente de risco.

A decisão de aplicar a segunda dose bivalente é uma estratégia preventiva do Ministério da Saúde após a identificação de duas novas sublinhagens (JN.1 e JG.3) de uma variante do coronavírus no Brasil. Essas variantes foram inicialmente identificadas nos estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Para aqueles que ainda não receberam a primeira dose da vacina bivalente, a recomendação é a mesma: a imunização é indicada para todas as pessoas acima de 18 anos, desde que tenham passado no mínimo quatro meses após a última dose.

As doses estão disponíveis em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) das 7h30 às 11h30. Durante o recesso, os interessados podem procurar o Posto do Sagrada Família para garantir a aplicação da vacina. A Secretaria de Saúde destaca a importância da população seguir as orientações e garantir a imunização para um combate mais eficaz contra a COVID-19.