DOIS VIZINHOS INICIA EMISSÃO DA NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL
quarta, 06 de dezembro de 2023

A população duovizinhense já pode agendar a emissão do novo documento através do site oficial, proporcionando maior comodidade e segurança.

Ademir Sbardelotto, diretor de Indústria, Comércio e Serviços foi o primeiro duovizinhense a fazer o novo documento.

O município de Dois Vizinhos inicia a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), seguindo o novo padrão nacional que proporciona mais segurança e integração. A nova Carteira de Identidade Nacional unifica o número único para todas as unidades da federação, utilizando o CPF como identificador principal. Essa medida visa estruturar os cadastros administrativos, ampliar as verificações de Segurança Pública e mitigar problemas de fraudes em todo o país, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Dentre as inovações, destaca-se a inclusão do QR Code, permitindo verificações confiáveis pela Segurança Pública, e a possibilidade de utilização como documento de viagem. Além disso, a versão digital da carteira está disponível no aplicativo GOV.BR.

O Setor de Identificação está localizado no Edifício Siega, na Rua Clevelândia 674, esquina com a Rua Mato Grosso, no Bairro Sagrada Família, junto ao PROCON de Dois Vizinhos. De acordo com Elizabete (Bete) Kauduinski, responsável pelo atendimento, o Paraná adotou o agendamento online para otimizar o processo. Os interessados podem agendar a visita à sala de emissão através do site www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/ ou www.ii.pr.gov.br. Além disso, mais informações podem ser obtidas pelo telefone (46) 3536-4062.

A Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023, estabelece o prazo até janeiro de 2024 para que os órgãos de identificação realizem ações de acordo com as novas diretrizes. As carteiras de identidade antigas terão um prazo de 10 anos para serem trocadas, e os estados planejarão a substituição de acordo com a capacidade operacional de cada Instituto.