DOIS VIZINHOS INTENSIFICA AÇÕES CONTRA A DENGUE
terça, 21 de novembro de 2023

Vigilância Sanitária convoca a população para reforçar o combate ao mosquito Aedes Aegypt

Dia D de Combate à Dengue é 22 de novembro

O município de Dois Vizinhos está em alerta contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue, especialmente em um período propício para seu desenvolvimento. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, faz um apelo à população para intensificar as medidas de prevenção, uma vez que o Aedes Aegypt depende de calor e água parada para se reproduzir.

Em meio à Semana de Mobilização para Enfrentamento às Arboviroses, que ocorre entre os dias 18 e 25 de novembro, destaca-se o Dia D de Combate à Dengue em 22/11/2023. A comunidade duovizinhense é chamada a dedicar parte de suas rotinas diárias para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Para Gleidy Dayane de Matos, coordenadora de Endemias da Vigilância Sanitária, a importância dessas ações é destacada. Ela ressalta que medidas simples, como tratar piscinas e cisternas, higienizar semanalmente suas bordas, preencher pneus com terra, manter garrafas de boca para baixo ou em local coberto, garantir que pratos de flores estejam secos ou com areia, e evitar o acúmulo de brinquedos e outros resíduos ao ar livre, são cruciais nesse esforço coletivo. O descarte correto do lixo também é apontado como fundamental para a prevenção da dengue. A colaboração de cada cidadão é essencial para prevenir a proliferação do mosquito e proteger a comunidade contra a ameaça da dengue.

A Secretária de Saúde de Dois Vizinhos, Claudete Meurer deixa sua mensagem: “A dengue pode ser fatal, e zelar pela saúde da população é um dever compartilhado por todos. A colaboração de cada cidadão é essencial para prevenir a proliferação do mosquito e proteger a comunidade contra a ameaça da dengue”.

Fonte: Assesseria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos