DOIS VIZINHOS MARCA PRESENÇA NO DEBATE ESTADUAL SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E LOGÍSTICA REVERSA
terça, 14 de novembro de 2023

Dois Vizinhos esteve presente na 17ª reunião ordinária do Grupo R-20 em Curitiba, participando do debate sobre gestão compartilhada em resíduos sólidos urbanos e logística reversa.

17ª reunião ordinária do Grupo R-20

A 17ª reunião ordinária do Grupo R-20, realizada nos dias 08 e 09 de novembro no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba, congregou prefeitos e representantes de mais de 130 municípios paranaenses. Promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Escola de Gestão do Paraná, o evento fortaleceu a relação com o R-20, buscando impulsionar a gestão compartilhada de resíduos sólidos.

O Grupo R-20, órgão consultivo para a gestão associada dos municípios paranaenses, visa implementar políticas públicas de resíduos sólidos. A participação ativa de Dois Vizinhos, através do o técnico Jonatan Santin evidencia o comprometimento do município com a busca por soluções eficazes e sustentáveis para a questão dos resíduos.

Durante o evento, autoridades como o vice-governador Darci Piana enfatizaram a importância do diálogo com os municípios para o tratamento adequado dos resíduos sólidos. O Secretário do Desenvolvimento Sustentável destacou a organização do R-20, salientando a relevância da gestão compartilhada para gerar recursos e evitar o desperdício de investimentos.

Apresentações sobre a história do R-20 e orientações do Ministério Público, bem como a exposição de novas tecnologias e projetos inovadores de municípios paranaenses, enriqueceram as discussões. O Secretário do Desenvolvimento Econômico de Marilândia do Sul compartilhou um projeto-piloto com um aplicativo que incentiva a reciclagem, demonstrando a diversidade de abordagens adotadas pelos municípios.

O evento culminou na formação da comissão executiva de cada região do Grupo R-20, com a eleição da secretaria executiva. Com o mandato de dois anos, a composição da secretaria executiva ficou assim: 1º Secretário - Marcos José Chaves, de Marechal Cândido Rondon; 2º Secretário - Mariza Pissinati, de Londrina; 3º Secretário - Mônica Fambom, de Itambaracá.

A participação ativa de Dois Vizinhos nesse evento estadual reforça o compromisso do município em buscar soluções efetivas para a gestão de resíduos sólidos, contribuindo para uma economia verdadeiramente circular no Paraná.