Dois Vizinhos Participa de Programa de Revitalização da Viticultura

Programa Revitis impulsiona revitalização da viticultura paranaense, e município investe na formação de técnicos


Dois Vizinhos Participa de Programa de Revitalização da Viticultura

A busca por impulsionar a produção de uvas e seus derivados no Paraná ganha destaque com a participação ativa do município de Dois Vizinhos no programa estadual Revitis – Revitalização da Viticultura Paranaense. Recentemente, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos marcaram presença em mais uma etapa desse projeto, participando de um treinamento especializado em viticultura no Centro de Treinamento CTA Faep, em Assis Chateaubriand.

O Revitis, criado em 2019, é uma iniciativa que se baseia em quatro eixos: incentivo para a produção, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria. Com objetivos claros, o programa visa promover a revitalização e ampliação da cadeia produtiva da cultura da uva no estado, fortalecendo processos de comercialização, apoiando a agroindústria e desenvolvendo o turismo rural.

A 2ª etapa de treinamento, focada no manejo e condução da videira nas condições do Paraná, contou com a participação de especialistas na área. A presença de técnicos de Dois Vizinhos ressalta o comprometimento do município em investir na formação de profissionais qualificados para impulsionar o setor vitivinícola local.

O público-alvo do programa envolve técnicos de órgãos públicos, setor não governamental, vitivinicultores paranaenses e a agroindústria da uva. Dois Vizinhos, junto ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), tem desempenhado papel fundamental na implementação do Revitis, beneficiando produtores locais.

O município de Dois Vizinhos já foi contemplado com até R$ 25 mil em materiais para desenvolver a cultura da uva, uma conquista viabilizada por meio do programa. Na primeira etapa, 10 produtores foram beneficiados e estão sendo acompanhados pelos técnicos Jonatas Santin (Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Nilson Balin do IDR – Unidade de Dois Vizinhos.

O projeto não apenas visa retomar áreas de videira, mas também busca aumentar a produção de uvas, incentivar o turismo rural e, futuramente, consolidar a produção de vinhos com selo reconhecido do Paraná. O município, como contrapartida, investiu 5% no convênio, destacando o compromisso em impulsionar o desenvolvimento rural e fortalecer a viticultura local.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos


Visitas: 498
 
Facebook Twitter WhatsApp
Logo
Pesquisa-satisfacao