DOIS VIZINHOS PARTICIPA DE REUNIÃO DO R-20 SOBRE LOGÍSTICA REVERSA E RESÍDUOS
quarta, 20 de março de 2024

Fortalecendo a Gestão Ambiental municipal, Dois Vizinhos investe em Logística Reversa e Gestão de Resíduos

Representantes do município de Dois Vizinhos estiveram presentes na reunião do R20, realizada nos dias 7 e 8 de março, em Curitiba. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SEDEST), em parceria com a Escola de Gestão do Paraná, contou com a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, representada por José Carlos Ventura Junior, e do técnico Jonatan Santin.

Significado da Logística Reversa

A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação.

A Importância da Logística Reversa

O R-20 é um órgão consultivo que tem como objetivo promover a implantação regionalizada da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Durante a reunião, foram discutidos temas relacionados à logística reversa, legislação e estratégias de comunicação para educação ambiental.

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável Valdemar Bernardo Jorge ressaltou a importância da cooperação entre prefeituras e Estado para a gestão adequada de resíduos sólidos, visando à preservação do meio ambiente.

Além disso, foram apresentados cases de sucesso de outros municípios paranaenses, como Campo Largo, que destacou a importância da educação ambiental na implementação de políticas de coleta seletiva.

Os participantes receberam informações sobre a contabilização de resíduos e a importância do preenchimento adequado da Plataforma Contabilizando Resíduos, que tem prazo até 31 de março de 2024 para ser concluída. O encontro também abordou questões relacionadas à logística reversa, com apresentações de entidades e deliberações sobre as próximas ações do grupo, que está previsto para se reunir novamente em maio deste ano.